Política

Empresariado articula ações pelo desenvolvimento da Serra

A semana foi de agenda cheia para a entidade que congrega o empresariado de Caxias do Sul. Desde o início da semana, foram quatro reuniões, sendo duas na cidade e as outras em Brasília.
08 de abril de 2019

A semana foi de agenda cheia para a entidade que congrega o empresariado de Caxias do Sul. Desde o início da semana, foram quatro reuniões, sendo duas na cidade e as outras em Brasília. A iniciativa é da diretoria de Política Urbana e Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O objetivo é encaminhar as demandas para deputados estaduais e federais e senadores do Rio Grande do Sul, além de integrantes do governo do presidente Jair Bolsonaro/PSL.

Na última reunião desta semana, nesta sexta-feira (5), a diretoria recebeu o deputado estadual Carlos Búrigo/MDB. Eles trataram de assuntos como a infraestrutura e o desenvolvimento regional. Conforme o presidente, Ivanir Gasparin, “queremos nos aproximar dos nossos representantes políticos na Assembleia Legislativa para discutir e alinhar as reivindicações que a classe empresarial há tempos defende".

A reunião também contou com a participação dos vice-presidentes da CIC Jaime Andreazza e Maristela Tomasi Chiappin e os diretores de Infraestrutura Aldair Basotti, Delmar Perizzolo, José Francisco Barden e Rodrigo Postiglione, além do diretor-executivo, Gelson Dalberto.

Carlos Búrigo recebeu dos empresários reivindicações como melhorias no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani; investimento na estrutura das rodovias, incluindo duplicação da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino; a instalação de balança de pesagem de caminhões na RSC-453 (Rota do Sol) e a liberação da Autorização Especial de Trânsito para veículo ou combinação de veículos utilizados no transporte de carga, que não se enquadrem nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Outro tema foi o projeto do Porto de Torres. "Pretendo levar o mandato em consonância com as necessidades de Caxias e região e, para isso, estarei sempre à disposição", ressaltou Búrigo. O parlamentar destacou a iniciativa e a união do empresariado caxiense pelo desenvolvimento da Serra Gaúcha.

Este foi o segundo encontro do ciclo com os deputados estaduais eleitos por Caxias. Na terça-feira (2), Gasparin e diretores da CIC receberam Neri, O Carteiro/SD. Falta agora agendar com Pepe Vargas/PT.

BRASÍLIA

A delegação da CIC Caxias desembarcou em Brasília, na quarta-feira (3). A agenda foi intermediada pelo senador Luis Carlos Heinze/PP. Ivanir Gasparin e o vice-presidente de Indústria, Mauro Bellini, se reuniram com os secretários de Trabalho, Bruno Silva Dalcolmo, e da Previdência Social, Rogério Marinho. O encontro contou com representantes das indústrias de calçados, fumo, arroz e de calcário.

A intenção foi falar sobre a dificuldade da indústria em se adaptar à NR-12 e de contratar pessoas com deficiência, em cumprimento à lei de cotas, que obriga o preenchimento de 2% a 5% das vagas do quadro de funcionários com reabilitados ou com deficiência. Ainda em Brasília, a diretoria da CIC se reuniu com o deputado federal Ronaldo Santini/PTB.





Publicidade