Cidades

Diversidade será a marca do Festival do Folclore

A partir desta quinta, Nova Petrópolis oferece programação com 43 grupos, dos quais sete vindos do exterior
18 de julho de 2019 às 10:21
Foto: Margarida Neumann, Divulgação/BD

O tema do 47º Festival Internacional de Folclore - O tempo da diversidade chegou - anuncia que culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos, tomarão conta de Nova Petrópolis. O maior evento cultural da Serra Gaúcha terá início nesta quinta (18) e espera receber mais de 130 mil visitantes ao longo de 18 dias de programação.

A cerimônia de abertura será às 19h30, na Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Canto Amizade, em Vila Olinda, com o acendimento da chama folclórica. Desde a 40ª edição, a chama representa a cultura, paz e diversidade, aquecendo corações e marcando o início das atividades do festival.

Já a abertura oficial está marcada para sexta, às 19h30, na Rua Coberta. O espetáculo "Laços do tempo", encenação baseada nos 30 anos da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, realizadora do festival, será atração na abertura. Aproximadamente 250 artistas contarão a história dos 30 anos da entidade e os laços que possui com o Festival Internacional de Folclore. O espetáculo terá intervenções teatrais e números de dança e canto, sincronizados com elementos audiovisuais e show de luzes.

O primeiro fim de semana reserva muitas atrações no Palco da Diversidade, com grupos da Colômbia, de Pernambuco e do Pará, dentre outros regionais e locais. A programação ainda reserva o desfile de integração, os jogos germânicos e a celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, dentre outras atividades.

O festival receberá 43 grupos e cerca de 1.500 artistas. Serão sete grupos folclóricos internacionais, seis nacionais, seis regionais e 24 grupos locais. Os visitantes poderão prestigiar, gratuitamente, as culturas de cinco países: Gana, Costa Rica, Paraguai, Colômbia e Argentina, além dos estados do Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

Durante os 18 dias de programação serão 200 espetáculos no palco principal, além de 20 apresentações nos palcos da comunidade em, aproximadamente, 170 horas de apresentação. A programação completa está disponível em http://www.festivaldefolclore.com.br/

Gastronomia e artesanato

Durante os 18 dias do festival também ocorrerá a Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando 25 estandes com produtos artesanais vindos das mais diversas nacionalidades. A gastronomia também estará presente com uma praça integrada ao evento. Serão três estandes de alimentação, cinco food trucks e duas estações de bebidas. O funcionamento será diário, das 9h às 21h.

Teatro estudantil

A Associação Riograndense de Professores de Alemão (ARPA), com o apoio da Prefeitura, promove o Festival de Teatro, Dança e Música. Será na sexta (19), a partir das 13h30, no palco da Rua Coberta. A atividade reunirá cerca de 120 alunos de 14 escolas vindas de Porto Alegre, Região da Serra e Feliz. O festival, não competitivo, é realizado em língua alemã e reúne três categorias: até 5º ano; 6º ao 9º anos; e médio.

Festa das Cervejas

O 4º Welt Bier Fest (Festa das Cervejas do Mundo) está programado para sábado (20), a partir de 19h, na Sociedade da Linha Brasil. O evento apresenta a cultura cervejeira no mundo em sintonia com o maior evento cultural da Serra Gaúcha, proporcionando apresentações folclóricas germânicas, brasileiras e de diversas outras culturas. O Welt Bier Fest é uma realização do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein. Além das cervejas e das atrações culturais, o espaço alternativo criado na 3ª edição do Welt Bier Fest, a Taberna Sonnen Platz, promete levar o público a uma época antiga, em que a porta que divide a taberna do grande salão torna-se um verdadeiro portal. O novo ambiente é uma alternativa para quem não dança a noite toda, ou para os mais ecléticos, que querem aproveitar tudo o que este evento repleto de diversidade tem a oferecer. A programação inclui apresentações musicais e de dança, jantar típico alemão, visitação gratuita ao Corredor da Cerveja, competições e degustação de cervejas e chopes. Mais informações em https://www.facebook.com/events/406114966780260/ ou no instagram @weltbierfest.





Publicidade