Cidades

DISSÍDIO: Comércio inicia as negociações

11 de junho de 2019 às 13:00

Representantes dos sindicatos empresarial e de trabalhadores do comércio de Caxias do Sul iniciaram, nesta segunda (10), as negociações para a convenção coletiva de trabalho 2019/2020. A Comissão de Negociação do Sindilojas Caxias adiantou alguns itens que precisam ser avaliados, como a possibilidade de aumentar o prazo para a compensação do Banco de Horas, a ampliação da jornada de trabalho nos domingos e feriados de seis para oito horas, bem como a adequação da convenção coletiva à Reforma Trabalhista. 

Durante a reunião, na sede do Sindilojas Caxias, a presidente Idalice Manchini ressaltou a importância de buscar o consenso com decisões que beneficiem o comerciário, mas que também sejam viáveis ao comerciante. "Vamos buscar entrar em acordo sobre as pautas que possam contribuir para o crescimento de ambas as partes, sem onerar demasiadamente o empresário, sempre focados em preservar direitos legitimados e os postos de trabalho", disse.

Além de apresentar a pauta de reivindicações da categoria, o presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi, solicitou a prorrogação por dois meses, até setembro, para a convenção coletiva vigente. O objetivo é que a categoria não fique desprotegida caso ocorra impasse ou demora nas negociações. A pauta composta por 82 itens elaborada pelo sindicato laboral solicita a reposição do Índice Nacional de Preços do período e mais 5% de aumento real nos salários e benefícios, piso de R$ 1.600, e cláusulas sociais, que incluem vale-refeição, adicional de horas extras, triênio e quinquênio, auxílio-creche e pagamento nos domingos e feriados. Nova reunião foi agendada para 10 de julho.

 

DIA DO DESAFIO

Caxias mobilizou 170 mil pessoas


A organização do Dia do Desafio divulgou os resultados da edição deste ano, realizada na última quarta-feira de maio (29). Caxias do Sul contabilizou 176.293 participantes envolvidos em atividades físicas. Houve aumento de 30 mil pessoas em relação à edição do ano passado. Com isso, a cidade venceu o confronto contra Cascavel (PR). Segundo os dados divulgados, Caxias do Sul incentivou 40% da população a praticar algum tipo de exercício físico. Já a cidade de Cascavel mobilizou 25%.

 

FEIRA DO VINHO

Vendas chegaram a 18 mil litros

 

A Feira do Vinho 2019 encerrou, no domingo (9), com a comercialização de 18 mil litros de bebidas à base de uva. Cerca de 20 mil pessoas visitaram a Praça Dante Alighieri nos três dias de evento. Durante a feira, foram comercializados vinhos, sucos e espumantes de vinícolas caxienses, e produtos coloniais de agroindústrias.  

 

MOSQUITO DA DENGUE

Aumenta para 30 número de focos

 

Subiu para 30 o número de criadouros do mosquito Aedes aegypti encontrados em Caxias do Sul. O último foco do inseto responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya foi localizado pelos agentes de combate às endemias em uma residência, dentro de um pneu, no Bairro Centenário. Ao todo, 11 bairros ou loteamentos do município concentram os focos do Aedes.