Comunidade

Corede Serra elege nova diretoria

Organismo comunitário será presidido pela professora Monica Mattia
28 de novembro de 2019 às 16:26

Novo grupo foi eleito na quarta (27/11), durante assembleia geral ordinária (Foto Divulgação)

Representante da Universidade de Caxias do Sul, a professora Monica Beatriz Mattia foi eleita como presidente do Corede Serra para o período 2020-2021, em substituição ao professor Isidoro Zorzi. Os participantes da assembleia geral ordinária também elegeram os demais membros da diretoria executiva e constituíram o conselho fiscal. A eleição ocorreu com chapa única.

Em seu discurso de encerramento de gestão, Zorzi frisou a importância da união dos Coredes da Região Funcional 3 - Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. Citou como principal destaque da gestão a idealização do projeto Circuito Integrado de Turismo da Serra Gaúcha, que se encontra em fase de planejamento.

A presidente eleita reafirmou o papel de articulação do Corede com as demais instituições regionais, visando acelerar o processo de desenvolvimento e buscando aderência aos novos programas no âmbito dos governos federal e estadual. Outro compromisso firmado foi o de construir estratégias que possibilitem a rápida inserção regional na nova economia, juntamente com as instituições representativas do poder público e do setor produtivo.

Pasin, também prefeito de Bento Gonçalves, assinalou a importância da ação do Corede Serra junto com a Amesne para manifestar posicionamento com argumentação técnica sobre os principais temas que envolvem os municípios no momento. Citou, como situações urgentes, a reforma tributária e as extinções de municípios com menos cinco mil habitantes e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

DEMAIS INTEGRANTES

1º vice-presidente: Guilherme Pasin (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste - Amesne)

2ª vice-presidente: Maristela Tomasi Chiapin (Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial da Serra Gaúcha)

3º vice-presidente: Isidoro Zorzi (Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas)

1ª secretária: Lucivane Guadagnin (Prefeitura de Guabijú)

2ª secretária: Rosa Mari Nicoletti Fontana (Prefeitura de São Marcos)

3ª secretária: Sandra Dalmina (Emater Regional Caxias do Sul)

1º tesoureiro: Juremir Milani (Trino Polo)

2ª tesoureira: Fernanda Magalhães Stalliviere (Universidade Estadual do RS - Caxias do Sul e Bento Gonçalves)

3º tesoureiro: Vilson Vicente Biessek (Prefeitura de Guaporé)