Economia

Cônsul sugere missão empresarial a Israel

Dori Goren esteve em Caxias do Sul e Bento Gonçalves nesta sexta
27 de maio de 2019 às 12:23
Foto: Candice Giazzon, CIC/Divulgação

Em torno de 100 pessoas participaram do encontro com o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, na manhã desta sexta-feira (24) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O diplomata apresentou as potencialidades de tecnologia e inovação nas áreas agrícola e irrigação, metalurgia e automotiva e segurança. Israel é conhecido por ser um polo avançado de tecnologia, e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso e rápida escalabilidade de startups e empresas. Algumas iniciativas são cases de sucesso, como o Waze e a Mobileye, startup de desenvolvimento de sistemas inteligentes para carros autônomos.

Dori Goren falou das características geográficas, culturais e humanas de Israel, e sobre como os problemas e desafios levaram o país a desenvolver sofisticada tecnologia para superar limitações como a falta de recursos hídricos. Para ele, os problemas e as necessidades motivam as invenções, fazendo com que o empreendedorismo esteja na genética do povo de Israel. “Tecnologia israelense assegura que 70% da água são dessalinizados” observou.

Outro ponto destacado por Goren foi o apoio público às startups. Lá, iniciativas inovadoras recebem aportes, mesmo quando fracassam. “A tolerância para o fracasso em Israel é diferente daqui”, comparou o cônsul. Segundo ele, as startups que fracassam, e ainda têm forças para tentar de novo, aprenderão com seus erros e podem vir a se tornar grandes negócios.

O cônsul afirmou que existem muitas áreas passíveis de parceria entre Israel e Brasil, mais especificamente com empresas da Serra Gaúcha. Dori Goren sugeriu que os empresários organizem missões técnicas para visitar Israel e conheçam de perto os centros de inovação e tecnologia do país. 

 

Encontro em Bento

 

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (IFRS) estará em agenda em Bento Gonçalves com o Cônsul de Israel, Dori Goren, para encontro com empresários do segmento de software. A atividade será neste sábado (25), às 9h, na Câmara de Vereadores. Na visita, a comitiva discutirá sobre inovação, tecnologia, parcerias e potenciais oportunidades de negócios em Israel. Nesta sexta-feira, o cônsul encontrou-se com empresários no Centro da Indústria, Comércio e Serviços.

De acordo com o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, a recente aproximação diplomática entre Brasil e Israel orgulha a entidade e ambos os países têm muito a ganhar com esta decisão. “Israel tem muita vocação para tecnologia e inovação, é de interesse mútuo estreitar laços para fomentar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Acredito que os empresários têm muito a ganhar com este encontro”, sinalizou.