Cidades

Comitê sensibiliza comunidade para doação de órgãos e tecidos

Levantamento estadual revela que 1,4 mil pessoas aguardam por transplante
24 de setembro de 2019 às 08:55

O Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos (CMDOT) deu início, nesta segunda (23), à programação da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Até o dia 28 serão promovidas palestras, distribuição de material informativo, celebração religiosa e ações sociais de saúde.

Nesta terça-feira (24), a Associação de Pacientes Renais Crônicos (RimViver), com apoio de acadêmicos de enfermagem, ocupa a Praça das Feiras, das 14h às 16h30, para uma intervenção junto à comunidade. Haverá verificação de pressão arterial, orientações sobre o tema e distribuição de material informativo. Se chover, a atividade será realizada em frente à associação (Avenida Rio Branco, nº 360).

Na sexta-feira (27) os hospitais mobilizam a população. No Pompéia, das 9h às 16h30, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes estará em frente à instituição, abordando a comunidade e esclarecendo sobre o tema. Alunos da Escola Técnica ofertarão aferição da pressão arterial e teste de glicemia. No Hospital Geral, uma ação neste mesmo formato ocorrerá das 8h às 12h, na recepção central.

O comitê também realizará palestras de sensibilização em escolas, empresas e instituições de saúde. O tema ainda será abordado por meio de murais, cartazes, exibição de vídeos, e-mails marketing e postagens em redes sociais nas instituições que integram o comitê, visando à conscientização do público interno.

Mais de 1,4 mil pessoas na fila de espera

Segundo dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, atualizados em julho, a lista de espera por órgãos e tecidos soma mais de 1,4 mil pessoas. Destas, 1.001 necessitam de transplante de rim, 131 de fígado, 170 de medula óssea, 75 de pulmão, 44 de córnea, 13 de coração e dois de rim e pâncreas.

Até julho deste ano foram realizados 416 transplantes de órgãos (rim, fígado, pulmão e coração) e 759 de tecidos (pele, osso, córnea e esclera – membrana que reveste o globo ocular). O estado registrou 141 doadores efetivos no mesmo período. O percentual de negativa familiar é de 40%.

Programação para o público em geral

Terça

14h às 16h30: ação de saúde

Praça das Feiras

Quarta

9h30 às 17h: distribuição de material informativo

Shopping Prataviera

Sexta

8h às 12h: ação de saúde

Hospital Geral

9h às 16h30: ação de saúde

Hospital Pompéia

Sábado

16h: missa de agradecimento ao doador de órgãos e tecidos

Capela do Hospital Pompéia





Publicidade