Variedades

Cia. Municipal de Dança estreia espetáculo

19 de julho de 2019 às 10:43
Foto: Tainá Menegat, Divulgação

"Corpologias" é o novo espetáculo da Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul, com estreia nesta sexta-feira (19), às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti. A apresentação é resultado de uma pesquisa didático artística, realizada pelo atual diretor artístico da Cia de Dança, Matheus Brusa, em conjunto com intérpretes que fazem parte do elenco. O ingresso é um quilo de alimento não perecível e/ou um agasalho. As doações serão revertidas para instituições assistenciais da cidade.

Segundo Brusa, "Corpologias" surgiu a partir de estudos iniciados em 2009 com o trabalho "Osteócitos". Na época, Tábata Faé, professora e bailarina da Cia, passava por problemas ligados ao tecido ósseo. Em meados de 2013, a pesquisa foi retomada e adaptada para o grupo Articulações, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob direção de Magda Bellini. Em 2015, a coreografia ganhou força a partir dos estudos do diretor e de parte do elenco, trazendo aspectos da anatomia, fisiologia do exercício, desenvolvimento motor e cinesiologia (estudo que analisa os movimentos). O espetáculo engloba todas as fases da pesquisa, com consultoria da professora em Ciências do Movimento da UCS, Mônica Melo.

Erico Verissimo e as fontes jornalísticas

A trilogia O Tempo e o Vento, obra-prima do escritor gaúcho Erico Verissimo, narra a história da formação do Rio Grande do Sul a partir da saga da família Cambará. O que poucos sabem é que o romance, publicado entre 1949 e 1962, traz acontecimentos históricos que foram publicados na imprensa e, posteriormente, incorporados à narrativa ficcional.

Isso é o que revela a obra “Erico Verissimo e o jornalismo: fontes para a criação literária”, recém-publicado pelo doutor em Letras e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Márcio Miranda Alves. O trabalho de pesquisa poderá ser conhecido durante um bate-papo, nesta sexta (19), a partir de 19h, no Zarabana Café Bar, em Caxias do Sul. O valor de lançamento será de R$ 40.





Publicidade