Esportes

Caxiense compete na Super Week – Insano 2

Praticante de ciclismo há 29 anos. Dedicou um ano e meio de sua vida para percorrer a América do Sul e Central, chegando ao México em fevereiro de 2017. Este é o ciclista
21 de março de 2019

Praticante de ciclismo há 29 anos. Dedicou um ano e meio de sua vida para percorrer a América do Sul e Central, chegando ao México em fevereiro de 2017. Este é o ciclista e artesão caxiense Jair Melo, 52 anos. “Com a grana contada, tive que aprender e aprimorar a técnica do artesanato para poder me custear ao longo deste período. Contemplar paisagens diferentes, conviver com pessoas de outras culturas, são lembranças que se leva para a vida toda. Além disso, as dificuldades e os riscos que uma jornada desse porte impõe nos fazem enxergar a vida de uma maneira totalmente diferente. Tudo é muito mais valorizado”, ressaltou.

Sempre ativo nas provas de ciclismo em que seu orçamento financeiro permite ou nas que os amigos e patrocinadores contribuem, Melo será o único representante de Caxias do Sul na prova de ciclismo de resistência Super Week – Insano 2. Para participar da competição é necessário que o ciclista comprove o título de Super Randonneurs, atribuído a quem conclui provas em qualquer um dos tempos (200 km, 300 km, 400 km e 600 km).  Em Caxias do Sul, além de Melo, só outras quatro pessoas atendem a estes requisitos. “Eu me sinto orgulhoso em poder representar a cidade nesta prova que, com certeza, será a mais dura e longa já realizada na Serra Gaúcha”, frisou.

Serão cinco dias de pedal. A largada dos 1,5 mil quilômetros será em São Francisco de Paula, no dia 26 de março, a 1h da manhã, passando por cidades dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, retornando a São Chico no dia 31. “Questões de hospedagem e alimentação são por minha conta. Pelos cálculos já feitos, são necessários cerca de R$ 1,5 mil, dos quais ainda preciso juntar mais R$ 500. Sei que são tempos difíceis, mas espero contar com auxílio dos amigos. É o nome de Caxias do Sul que será representado, e da melhor maneira possível”, garantiu.

Além de parte do montante já recebido, Melo também agradece ao apoio de todos que já contribuíram doando peças de bicicleta, suplementos e roupas. Toda e qualquer ajuda é bem vinda. “Por ser uma prova tão longa não dá para levar muito peso. Além disso, os gastos com alimentação são caros. Mas tenho como objetivo terminar a competição. Creio que metade dos atletas não vai conseguir concluir 50% do percurso”, afirmou.

Quem quiser ajudar pode depositar qualquer valor na conta bancária do ciclista. A conta está na Caixa Econômica Federal: agência 0465, operação 013, conta 00268440-4. Mais informações no Facebook de Jair Melo. 

Organizado pela Sociedade Audax de Ciclismo, a Super Week é uma prova realizada no período de cinco dias, de forma consecutiva, com um intervalo pré-definido entre cada dia. Todos os percursos iniciam e terminam no mesmo local. A competição de 2019 tem limite para 40 participantes.





Publicidade