Economia

Caxias terá concurso de cervejas

Iniciativa, que envolve setores privado e público, está programado para dezembro
08 de novembro de 2019 às 14:25

Premiação ocorrerá durante a realização da Caxias Beer Festival, na Festa da Uva (Foto Petter Campagna Kunrath, Divulgação)

A premiação do 1º Concurso das Melhores Cervejas de Caxias do Sul está marcada para o dia 7 de dezembro, durante a realização da Caxias Beer Festival, nos Pavilhões da Festa da Uva. O concurso, lançado na noite de quinta (7), é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva) e Cerva Serra (Cervejeiros da Serra Gaúcha), no âmbito do novo Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos e Bebidas. O objetivo é promover e incentivar a produção de cerveja artesanal, estimular o aprimoramento técnico das cervejarias sediadas em Caxias do Sul e fomentar o setor do turismo, abrindo espaço para novas atrações turísticas.

Na noite de lançamento, que ocorreu nas dependências da Cervejaria Felsen, Leonel Lorenzi, membro da Aprocerva e responsável pela organização do evento, destacou que o concurso voltado a esse nicho é fundamental para o fomento do setor. "Caxias do Sul é a terceira cidade do país no ranking de número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura. Por isso, devemos valorizar este novo mercado emergente", ressaltou.

Em manifestação na Câmara de Vereadores, o representante da Aprocerva, Emílio Kunz, lembrou que, há 10 anos, o Brasil tinha cerca de 150 cervejarias “No início do primeiro semestre deste ano, o número passou de mil”, ressaltou. Kunz também destacou o esforço do Legislativo em incluir a cidade na Rota Cervejeira do Rio Grande do Sul.

As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro em www.cervaserra.com.br/concurso2019. Para participar é necessário que a cervejaria seja associada à Aprocerva. As amostras deverão ser entregues nos Pavilhões da Festa da Uva entre os dias 19 e 21 de novembro. O julgamento será feito por um júri especializado no dia 24, que avaliará critérios como aroma, aparência, sabor, sensação na boca e impressão geral. Serão premiadas as três melhores cervejas avaliadas em cada categoria, além da Melhor Cerveja e da Melhor Cervejaria. O custo da inscrição é de R$ 70 por amostra. O regulamento completo pode ser conferido nos sites da Cerva Serra e da prefeitura.





Publicidade