Política

Caxias do Sul pode ser nomeada Capital Estadual dos Hortigranjeiros

Projeto de lei tramita na Assembleia Legislativa
17 de outubro de 2019 às 08:39
Foto: Assembleia Legislativa, Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (16), o deputado estadual Neri, O Carteiro (Solidariedade) fez o protocolo do projeto de lei nº 448/2019 na Assembleia Legislativa. A proposição declara Caxias do Sul como Capital Estadual dos Hortigranjeiros. De acordo com material cedido pelo gabinete do parlamentar, o município é o maior produtor gaúcho do gênero, com 310 mil toneladas produzidas no último ano.

Na fruticultura, os destaques caxienses são uva, maçã e caqui, enquanto a olericultura tem o ponto forte no cultivo do tomate e da cenoura. Na última safra, os agricultores da região colheram 113 mil toneladas de maçã. “Além de movimentar a economia, os agricultores são os grandes responsáveis pela alimentação e saúde, pois colocam o alimento na nossa mesa. E quando falo em ‘nossa’, quero me referir a todos os gaúchos”, enfatizou Neri.

O projeto de lei passa agora pela análise das comissões de Assembleia Legislativa. Depois ele será encaminhado para apreciação dos deputados no plenário. O projeto atende a uma sugestão de Ricardo Daneluz (PDT), vereador da atual legislatura da Câmara Municipal de Caxias do Sul, que demandou a busca por reconhecimento ao trabalho das famílias de agricultores do município.





Publicidade