Comunidade

Caminhos para Caravaggio terão bloqueios

Objetivo é que os romeiros não se dirijam ao Santuário de forma a impedir aglomerações para evitar contágios pelo coronavírus
21 de maio de 2020 às 14:14

Não haverá qualquer tipo de estrutura para receber devotos nos três dias de celebrações (Foto Leandro Ávila, Divulgação/Banco de Dados)

As prefeituras de Caxias do Sul e Farroupilha e a equipe do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio reforçam pedidos para que os devotos não se dirijam à localidade neste final de semana e na próxima terça, 26 de maio, feriado municipal e dia em homenagem à santa. A programação dos três dias da 141ª Romaria de ocorrerá exclusivamente de forma virtual.

A orientação é baseada em medidas divulgadas por órgãos de saúde, na intenção de evitar aglomerações, o que pode facilitar o contágio e propagação do coronavírus. As missas serão celebradas diretamente do santuário, mas com portas fechadas, sem a presença de fiéis, e será transmitida pelas redes sociais e por veículos de comunicação.

Ao contrário dos anos anteriores, não haverá nenhuma estrutura disponível para os romeiros: nem distribuição de água ou alimentação, banheiros químicos, suporte de segurança ou qualquer serviço que garanta uma ida mais tranquila ao Santuário, como transporte, por exemplo. "É com muita dor e tristeza que pedimos: por favor, devotos da Nossa Mãe de Caravaggio, rezem em casa! Não venham ao Santuário, não é o momento. Sem dúvidas, o que nossa Mãe e nosso Deus querem neste momento é que tenhamos responsabilidade e cuidado com a vida: a vida nossa e dos nossos irmãos", afirma o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Os principais caminhos ao santuário terão bloqueios por parte da Brigada Militar. Em Caxias, as secretarias da Segurança Pública e Proteção Social e de Trânsito, Transportes e Mobilidade estarão com agentes em pontos estratégicos: na ERS-122 entre o Viaduto da Perimetral Sul e Shopping Iguatemi; entre o Viaduto dos Tortos e a entrada da Estrada dos Romeiros; e em Forqueta, no início da estrada que dá acesso à Linha Palmeiro e Mato Perso. Em Farroupilha, os fiscais estarão nas comunidades de São Marcos, na Estrada dos Romeiros, próximo ao Hospital da Unimed, e da Busa, na subida do morro antes de chegar no Santuário. No santuário também haverá ações de segurança para evitar aglomerações. Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos pobres.
 

PROGRAMAÇÃO

Missas

Sábado e terça: 8h, 10h30 e 17h

Domingo: 8h, 11h e 17h

Récita do terço

Nos três dias: 14h

Oração Mariana

Nos três dias: 15h

Tríduos

Sábado: 17h

Domingo: 11h

Segunda: 17h