Comunidade

Câmara entrega Comenda Mérito Silvio Toigo

Neste ano, as homenagens foram para Olivir Viezzer e Suzana Maria de Conto
30 de outubro de 2019 às 14:40

O empresário Olivir Viezzer e a professora Suzana Maria de Conto foram distinguidos pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul com a Comenda Mérito Silvio Toigo de Construção Civil. Os homenageados são escolhidos por uma comissão formada por vereadores e representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS).

Distinção foi entregue durante sessão solene no dia 29, segunda-feira (Foto Fabiana de Lucena, Divulgação)

Viezzer recebeu o título na categoria Profissional Liberal/Entidade. Formado em 1974 em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, cidade onde iniciou a carreira, o empresário mudou-se para Caxias do Sul há 40 anos, quando criou a Viezzer Engenharia e Negócios Imobiliários. Neste período já construiu mais de 7 mil unidades habitacionais, beneficiando 25 mil pessoas. Viezzer presidiu o Sinduscon Caxias, de 2002 a 2004, entidade que hoje tem à frente seu filho, Oliver.

A professora Suzana Maria de Conto tem mais de 30 anos de serviços prestados à Universidade de Caxias do Sul (UCS), atuando na área ambiental. Tem mestrado em Engenharia Civil e doutorado em Educação. Foi bolsista na Universidade de Pádova, na Itália, onde estudou técnicas sobre gerenciamento de resíduos sólidos. Na UCS, além de lecionar, coordenou a implantação do processo de licenciamento ambiental.

Silvio Toigo, que dá nome à honraria, foi responsável por vários projetos na cidade. Dentre eles, o Monumento Nacional ao Imigrante, Cinema Apolo (antigo Cine Ópera) e Igreja Santa Catarina. A comenda é outorgada, a cada dois anos, a profissionais liberais ou empresas que atuam de forma direta na construção civil, além de estabelecimentos de ensino e a professores destas áreas pelos relevantes serviços prestados.





Publicidade