Política

CONCURSO PÚBLICO: Secretária de Turismo fica na segunda posição

12 de agosto de 2019 às 09:21

A secretária municipal de Turismo, Renata Carraro, foi aprovada, em caráter preliminar, em segundo lugar para o cargo de Turismólogo, no recente concurso da Prefeitura de Caxias do Sul, com a nota 82,20. O primeiro classificado foi o candidato André Luiz Bressan Buosi, que obteve 84 pontos. Ele deverá assumir a vaga única, disponibilizada no edital para contratação imediata.

Renata somente poderá ser nomeada em caso de criação de uma nova vaga, vacância do cargo ou caso Buosi não tome posse na função pública. Fato que pode ocorrer em até dois anos da homologação da classificação final, ainda sem data prevista. Isso porque ainda terá o período de recursos e de segunda etapa do processo seletivo.

A inscrição de Renata no concurso repercutiu de forma negativa no Legislativo de Caxias. Vereadores de oposição argumentaram que a participação dela feria a ética e a moralidade do serviço público.

A bancada do Partido Socialista Brasileiro tomou a iniciativa de protocolar um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que proíbe prefeito, vice-prefeito, vereadores e gestores de autarquias, fundações e empresas públicas municipais de se inscreverem em processos seletivos para o Executivo e o Legislativo. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação.

A procuradora-geral adjunta do Município, Geraldine Gollo de Oliveira, também fez o concurso. Ela concorreu ao cargo de procurador. Porém, foi reprovada na prova objetiva, tendo obtido nota 53,40. Com isso, foi desclassificada do concurso.

Sem prazo para as nomeações

A divulgação da classificação preliminar ocorreu no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (9). O edital contém o gabarito definitivo das provas e as notas obtidas pelos candidatos na prova objetiva, que foi aplicada no dia 21 de julho. O período de recursos ocorre de 12 a 14 de agosto. Posteriormente à divulgação do julgamento dos recursos, ocorrerá a segunda etapa, que é a prova prática para os cargos de procurador e operador de máquinas.

O concurso disponibilizou 40 vagas imediatas e mais 41 para cadastro de reserva. São vagas para agente tributário, analista de sistemas, arquivista, bibliotecário, biólogo, engenheiro florestal, farmacêutico, médico em diversas especialidades, motorista, operador de máquinas, procurador, técnico agrícola, tradutor e intérprete de línguas e turismólogo, nas administrações direta e indireta.





Publicidade