Economia

CIC presta homenagens

Entidade fez entrega do 12º Troféu Ítalo Victor Bersani e de títulos de associados honorários
09 de julho de 2019 às 08:45
Foto: Julio Soares, Fotobjetiva/Divulgação

Os 118 anos de fundação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) foram celebrados na reunião-almoço desta segunda-feira (8). Durante o evento, que reuniu aproximadamente 330 pessoas, a entidade comemorou também a entrega do 12º Troféu Ítalo Victor Bersani. Neste ano, as empresas associadas e sindicatos patronais filiados à entidade indicaram Maria Santa Bijuterias Finas, na categoria indústria; Pioner Joalheria e Ótica, em comércio; Fedrizzi Seguros, em Serviços; e Associação Criança Feliz, com menção honrosa, para o recebimento da honraria. Os ex-governadores gaúchos Germano Rigotto e José Ivo Sartori receberam o título de Associado Honorário da CIC Caxias.

O presidente da CIC, Ivanir Gasparin, relembrou a trajetória dos presidentes que o antecederam e falou sobre a importância da entidade no desenvolvimento econômico e social de Caxias do Sul e Região. “A atuação de todos tornou a CIC Caxias uma das principais e mais representativas entidades de classe do país. Saber que Caxias do Sul cresceu econômica e socialmente graças também à atuação da CIC nestes 118 anos justifica totalmente seu trabalho e suas bandeiras”, afirmou Gasparin.

Em nome da Maria Santa Bijuterias Finas, empresa que tem como especialidade a fabricação de acessórios para moda, o troféu foi entregue pelos presidentes dos conselhos Executivo, Ivanir Gasparin; Deliberativo, José Quadros dos Santos; e Superior, Dagoberto Lima Godoy, à diretora Sirlei Sonda Massoni. Ao agradecer à escolha, Sirlei afirmou emocionada: “Este troféu não é sobre vencer, é sobre não desistir”.

No segmento comércio, o troféu foi entregue também pelo vice-presidente de Comércio, Jaime Andreazza, ao fundador da Pioner Joalheria e Ótica, Ivo Pioner, que lembrou os primeiros anos da empresa no mercado desde a sua fundação, em 1966. Na época, atuava apenas como relojoaria, mas após a sucessão familiar, a rede ampliou para o ramo ótico e joalheiro, tendo hoje seis lojas em Caxias do Sul.

Na atividade de Serviços, o troféu foi entregue também pela vice-presidente de Serviços da CIC, Maristela Tomasi Chiappin, ao fundador e diretor da Fedrizzi Seguros, Neure Fedrizzi, que dividiu a homenagem com os demais sócios. Lançada em 1984, a empresa tem atuação nacional, com mais de 12 mil clientes ativos.

Na categoria menção honrosa, o troféu foi entregue à presidente da Associação Criança Feliz, Liége Valderez Francisco. Ela ressaltou a participação dos demais voluntários e dos padrinhos que dão suporte aos cerca de 230 atendimentos diários de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social prestados pela ONG.