Comunidade

Brigada forma a primeira turma de 507 novos soldados

29 de julho de 2019 às 08:33
Foto: Felipe Dalla Valle, Piratini, Divulgação

Desde esta sexta-feira (26), 507 novos policiais militares passam a reforçar a segurança em todo o Rio Grande do Sul. Oficialmente graduados na manhã de ontem, em cerimônia no Gigantinho, em Porto Alegre, eles fazem parte de um total de 1.965 alunos-soldados que começaram o curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar em 12 de novembro do ano passado. A formatura em Caxias do Sul está marcada para 6 de agosto e, em Bento Gonçalves, no dia seguinte.

O comandante da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, reforçou que, após as formaturas dos quase 2 mil novos PMs, a corporação terá um efetivo mínimo padrão nos 497 municípios do estado, além do policiamento 24 horas em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar. A estratégia de distribuição coloca em prática as premissas de inteligência e investimento qualificado do programa RS Seguro, com adoção de critérios objetivos que priorizam os municípios menos guarnecidos, além das unidades e serviços com maior impacto regionalizado, para otimizar o aproveitamento do reforço.

O critério número um para lotação dos ingressantes da BM foi a garantia de que nenhuma cidade gaúcha terá menos do que cinco PMs. Dessa forma, muitos dos novos policiais serão alocados em cidades menores. Outro critério orientado para a qualificação do pronto atendimento regionalizado é o aumento de efetivo nos 38 Pelotões de Operações Especiais (POEs), que receberão, ao todo, 250 novos policiais militares. Como os POEs estão espalhados pelo Estado, a medida terá repercussão para todas as regiões. Outra medida foi a criação de mais dois batalhões de choque, um deles em Caxias do Sul.