Coronavírus

Bento retoma restrições às atividades de entretenimento

Cidade registrou segundo óbito e 12 novos casos confirmados, na quinta, 30
30 de abril de 2020 às 20:10

Pasin destacou ser inconcebível, no atual momento, incentivar eventos, como bailes e festas (Foto João Pedrassani, Divulgação)

O prefeito Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves, anunciou em live nas redes sociais novo decreto contendo medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Entre as medidas, a volta da proibição de bailes, festas comunitárias, bingos, eventos culturais e esportes coletivos.

O documento também estabelece o uso obrigatório de máscaras em vias públicas e quaisquer estabelecimento públicos ou privados a partir de 1º de maio. Será aplicada advertência, após multa e, a cada reincidência, o valor será dobrado.

Pasin destacou que as ações são tomadas com base em dados técnicos e científicos. "Há 15 dias, quando lançamos o último decreto, os dados eram diferentes, o que nos permitia flexibilizar algumas situações. Mas, com a mudança dos dados apresentados, é inconcebível incentivar qualquer mobilização, como bailes e festas. Sempre trabalhamos com a tranquilidade de rever decisões de acordo com os dados monitorados, a saúde sempre será priorizada", garantiu.  

A Administração Municipal realiza o monitoramento do vírus desde janeiro. "As nossas ações para achatamento da curva epidemiológica permitiram que construíssemos uma estrutura para enfrentamento da doença. Ampliamos leitos, construímos UTIs e compramos novos respiradores e equipamentos", destacou. 

Medidas restritivas

- Prorrogada a suspensão das atividades de educação em geral, cursos de formação e treinamento

- Cinemas, teatros e casas de espetáculos não podem funcionar

- Vedado o funcionamento de atividades em clubes sociais e salões comunitários

- São permitidos passeios e visitas a parques temáticos, os quais deverão adotar as medidas sanitárias e de contingenciamento do público, sem exceder 30 pessoas, com distanciamento interpessoal mínimo de dois metros entre os participantes, garantia de ventilação do ambiente e funcionamento até 22hs

- Vedado o funcionamento de casas de festas, de recreação, casas noturnas e boates. É permitida a frequência a pubs e bares exclusivamente para alimentação, mas com adoção das medidas previstas em decretos, atendimento no limite de 50% da capacidade e encerramento das operações às 22hs. Após, somente com sistemas delivery e takeaway.

- Vedada a atividade esportiva coletiva em ginásios e centros de esportes, bem como outras que gerem aglomerações

- Vedada a realização de eventos, como bailes, festas comunitárias, bingos e demais eventos sociais, culturais e sociais

Segunda morte

O Comitê de Atenção ao Coronavírus de Bento Gonçalves confirmou na quinta, 30, a segunda morte no município em decorrência da Covid-19. O paciente de 74 anos estava internado no Hospital Tacchini e faleceu na terça-feira, 28. O exame foi realizado de laboratório particular e comunicado na quinta.

Também foram notificados 12 novos casos por meio de testes rápidos e em laboratórios particulares. A cidade fechou o mês com total de 93 casos confirmados, dos quais 17 estão curados, 10 internados em unidades de tratamento intensivo (UTI), sete em isolamento hospitalar e 56 em residências, além de duas mortes. Dos casos suspeitos, dois estão em UTI para adultos e um em alta pediátrica, 10 em isolamento hospitalar e 387 em casa.

Em Monte Belo do Sul, cidade vizinha a Bento Gonçalves, foi registrado outro óbito. Uma mulher de 52 anos morreu na terça, 28. Ela tinha histórico de comorbidades e cumpria o isolamento domiciliar. Os familiares da vítima estão em isolamento domiciliar. Ainda foram confirmados dois novos casos em Farroupilha, elevando o total para 28, e um em Garibaldi, que soma 17.