Economia

Bento recebe primeiro fórum estadual sobre energia solar

Evento terá palestras, painéis, apresentação de cases e rodadas de negócios
21 de maio de 2019 às 12:31

Nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), em Bento Gonçalves, será realizado o Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética. Palestras, painéis e apresentação de cases possibilitarão o debate sobre o rumo da geração solar nos próximos anos. O evento, na Fundação Casa das Artes, reunirá empresários, profissionais do setor, gestores de órgãos públicos, pesquisadores e estudantes.

O potencial brasileiro e, principalmente, o gaúcho permearão os debates. Temas como o mercado fotovoltaico, oportunidades e desafios, gestão no setor de energia, financiamentos para projetos, cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética, legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar e geração distribuída estão na programação de palestras, painéis e cases. “Os assuntos apresentados terão o objetivo de reforçar as boas práticas do setor, discutir a legislação vigente, apresentar cases inspiradores para os interessados e oportunidades de negócios”, explica o coordenador do Fórum, Tiago Cassol Severo.

Com o objetivo de fortalecer o mercado gaúcho nessa área, o fórum também proporcionará aos participantes e ao público em geral o Espaço de Negócios, com 17 empresas confirmadas. Instalado na Rua Coberta, ao lado da Casa das Artes, o espaço será visitado, gratuitamente, pelo público em geral, mesmo por aqueles que não estiverem participando da programação do fórum, das 8h30 às 18h, nos dias 22 e 23 de maio. Na sexta-feira (24), o workshop “Comissionamento de sistemas fotovoltaicos”, nos turnos da manhã e da tarde, ficará a cargo do engenheiro eletricista e pesquisador Lucas Nascimento, que possui, desde 2005, doutorado na área de energia solar fotovoltaica, e participa do grupo de pesquisa sobre energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina.

Inauguração de projetos na UCS

A programação contempla, na quinta-feira (23), a inauguração de projetos de eficientização do sistema de iluminação da Universidade de Caxias Sul (UCS). Como resultados de parceria com a RGE/CPFL, InstalWatt e a Efall foram executados dois projetos com o objetivo de eficientizar alguns prédios do campus-sede em Caxias do Sul e todo o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), em Bento Gonçalves. A inauguração está marcada para as 19h, no Carvi, campus onde ocorreu a troca das antigas lâmpadas por unidades de LED e a implementação de um sistema solar fotovoltaico, com a instalação de 58 painéis solares totalizando 18,5kW de potência.

O fórum é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, Sebrae-RS e Universidade de Caxias do Sul. Inscrições pelo site www.forumenergiasolar.com.br/inscricao. No dia do evento, também será possível inscrever-se, mas com pagamento à vista. Mais informações pelos telefones (54) 3419.6563, 9 9971.9713 e 9 8101.7357, ou email organizacao@forumenergiasolar.com.br.

Programação

Quarta (22)

9 h – Abertura

9h30 - O panorama energético no Brasil

10h05 - A eficiência energética

10h40 - O mercado fotovoltaico e a geração distribuída

11h15 - Energia solar fotovoltaica: panorama, oportunidades e desafios

11h55 – Case - O CTG fotovoltaico

14h - Como fazer a gestão no setor de energia

16h - Financiamentos para projetos em energia solar e eficiência energética

17h50 - Case - Novas tecnologias de instalação do sistema fotovoltaico

Quinta (23)

8h - A cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética

9h50 - Case - Efall e seus projetos fotovoltaicos

10h30 - Projetos e oportunidades voltados à eficiência energética e energia solar

11h50 - Case - Energia solar fotovoltaica e eficiência energética

13h50 - Legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar

16h - O futuro da energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo

Sexta (24)

8h - Workshop “Comissionamento em energia solar fotovoltaica”





Publicidade