Comunidade

Batalhão de Choque é oficialmente instalado em Caxias do Sul

Ato, realizado na tarde desta quinta (7), teve a presença do governador Eduardo Leite
07 de novembro de 2019 às 21:29

Batalhão iniciou operações ainda em setembro (Foto Gustavo Mansur, Palácio Piratini, Divulgação)

O governador Eduardo Leite inaugurou na tarde desta quinta-feira (7/11), em Caxias do Sul, o segundo dos dois novos batalhões de choque da Brigada Militar. O outro batalhão foi implantado, em outubro, em Pelotas. Além destas novas unidades, o estado conta com o 1º BPChoque de Porto Alegre, o 2º BPChoque de Santa Maria e o 3º BPChoque de Passo Fundo.

Com sede no bairro São José, ocupando as antigas instalações da Escola Senai José Gazola, a unidade está em atividade desde setembro e conta com 110 policiais divididos em quatro pelotões para atender 66 municípios da região. A tropa foi montada com PMs experientes e também por novos do grupo de quase 2 mil formados no primeiro semestre. A unidade conta com 15 viaturas e receberá equipamentos de operações de choque necessários à atividade.

Sob comando do major Álvaro Martinelli, o 4º BPChoque também apoiará operacionalmente o Comando Regional da Serra, com ações e operações preventivas e repressivas, visando ao controle dos indicadores de criminalidade. Estes batalhões atendem ocorrências especiais, como motins em presídios, reintegração de posse em áreas urbanas e rurais, para garantir a ordem em manifestações e eventos com grandes multidões, além de serem força reserva à disposição de todo o estado.





Publicidade