Economia

Avaliação de Vinhos abre para pequenos negócios

Diretoria da Associação Brasileira de Enologia quer ampliar representatividade da indústria nacional
13 de junho de 2019 às 12:54
Foto: BD

Única no mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos abriu inscrições para analisar mais uma safra. Vinícolas de todo o Brasil podem inscrever suas amostras até o dia 24 de junho, participando da maior degustação de vinhos de uma safra do planeta, que vem sendo realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) há 27 anos. O regulamento está disponível no site da entidade e as inscrições podem ser feitas pelo https://www.enologia.org.br/area-restrita/login/

Esta é a primeira etapa da 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019, que deverá reunir centenas de amostras de diferentes regiões produtoras do país, mostrando a expressão da diversidade nacional em cinco categorias: brancos finos secos não aromáticos e aromáticos, tintos finos secos, tintos finos secos jovens e vinho base para espumante. Somente são aceitos vinhos de variedades vitis viníferas 100% varietais, pertencentes a um lote representativo de pelo menos 4 mil litros. 

Atenta às mudanças do setor e com o objetivo de cada vez mais contar com a representatividade vinícola brasileira, a ABE abriu nesta edição a inscrição de amostras por pequenos produtores com produção total de até 50 mil quilos de uva e que tenham lote representativo de pelo menos 3 mil litros. Outra modificação é que, além de vinícolas devidamente registradas no Ministério da Agricultura, também poderão inscrever amostras produtores de uvas que têm sua produção vinificada por terceiros, com posterior retorno do vinho pronto para o mesmo.

O início da coleta das amostras diretamente nas vinícolas tem data programada para 16 de julho. De posse das amostras, a ABE lidera um trabalho de análise sensorial às cegas durante o mês de agosto, reunindo mais de 100 enólogos de todo o Brasil. O resultado é compartilhado no grande momento do vinho brasileiro, que este ano será no dia 28 de setembro, em Bento Gonçalves. As inscrições para o público participar abrirão no dia 4 de setembro.





Publicidade