Esportes

Após novo fracasso, Caxias é só indefinições

Participação do clube na Copa Seu Verardi também não está assegurada
23 de julho de 2019 às 09:54
Foto: Janaílton Falcão, Manaus/Divulgação

No sábado (20), o Caxias sucumbiu diante de mais de 44 mil torcedores adversários, na Arena da Amazônia, e perdeu a terceira chance em quatro anos de retornar à Série C do Brasileirão. A derrota por 3 a 0 fora de casa culminou na derrocada do sonho do acesso, que estava tão vívido após as classificações difíceis contra Avenida e Cianorte. A direção deve se reunir com a comissão técnica para dar início ao planejamento do clube para o segundo semestre de 2019 e também pensando na Série D de 2020.

A eliminação do clube na Série D deve ter consequências diretas no setor financeiro do clube. A partir do dia 10 de agosto, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) dará início à Copa Seu Verardi, a tradicional Copinha da FGF, realizada no segundo semestre. Como o Brasil de Farroupilha abriu mão da participação, o Caxias herdou a vaga para iniciar a campanha no dia 11, contra o Avenida, no Estádio dos Eucaliptos. Entretanto, o clube pode não participar do torneio. De acordo com a assessoria de imprensa grená, o Caxias não tem certeza de que participará da competição, justamente por questões financeiras.

Por ter sido Campeão do Interior no Gauchão de 2019, o Caxias já tem vaga garantida à Série D de 2020, portanto, não precisaria obrigatoriamente da Copa Seu Verardi para ter acesso à competição. Entretanto, se decidir participar da Copinha e vier a erguer o título do torneio, o Caxias pode optar pela participação na Copa do Brasil de 2020, enchendo o calendário da equipe. A mera participação na primeira fase da Copa do Brasil dá ao clube o montante de R$ 525 mil. Se passar à segunda fase, o bônus é de R$ 625 mil.

 

Os novos integrantes da Série C

 

Além do Manaus, que derrotou o Caxias e obteve seu acesso, outros três clubes ascenderam à Série C de 2020: Ituano, Brusque e Jacuipense. No placar agregado, o Ituano venceu o Itabaiana por 3 a 2; o Brusque goleou por 4 a 1 o Juazeirense; e o Jacuipense também fez 3 a 2 sobre o Floresta.

 

Eliminações grenás nos últimos 10 anos

Competição

Ano

Placar agregado

Série C

2009

Caxias 1 x 3 Guaratinguetá

Série C

2013

Caxias 1 x 4 Luverdense

Série D

2016

Caxias 1 x 2 Internacional de Lages

Série D

2018

Caxias 1 x 4 Treze

Série D

2019

Caxias 1 x 3 Manaus