Política

Apoiadores de Daniel Guerra convocam ato contra impeachment

Manifestação está marcada para ocorrer nesta terça-feira, às 18h, na Câmara Municipal
16 de dezembro de 2019 às 13:58

Na manhã desta segunda-feira (16), surgiram nas redes sociais diversas manifestações em apoio ao prefeito Daniel Guerra (Republicanos), que é réu em processo de impeachment protocolado na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A Comissão Processante anunciará o veredicto nesta quarta-feira (18), com tendência de sugestão de que a pauta vá a votação no plenário, provavelmente na próxima segunda-feira (23). Para ser afastado do cargo, é necessário o voto favorável de 14 dos 23 parlamentares.

Até então, os seguidores e apoiadores de Guerra não haviam se manifestado, apesar de o Executivo ter sofrido diversos reveses na Justiça. Entre a noite de sexta-feira (13) e a tarde de domingo (15), a prefeitura ingressou judicialmente duas vezes, na tentativa de barrar os trabalhos da Comissão Processante. Os dois documentos foram indeferidos, tanto pela 2ª Vara Cível Especializada em Fazendo Pública, como no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Agora, com a proximidade de uma provável votação pela cassação do mandato, as redes sociais têm servido como base para manifestações de apoio ao atual governo. Um evento foi criado no Facebook, clamando para que a população se dirija ao Legislativo na tarde desta terça-feira (17), às 18h, para protestar contra o que alguns usuários estão chamando de golpe. Até a publicação desta matéria, 91 pessoas haviam confirmado participação no ato.