Economia

Antônio Prado espera atrair 30 mil visitantes

Festival Nacional da Massa ocupará o Centro Histórico do município por três finais de semana
08 de novembro de 2019 às 15:02

Ao longo de três finais de semana de novembro, a contar deste e, com início nesta sexta (8), Antônio Prado oferece programação especial para turistas e moradores locais com a realização do 6º Festival Nacional da Massa (FenaMassa). A iniciativa é da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo (CIC) de Antônio Prado.

O Centro Histórico do município se transforma no palco da gastronomia italiana e da cultura, com mais de 50 expositores e mais de 70 atrações. A expectativa dos organizadores é receber mais de 30 mil pessoas até o dia 24. Nos palcos culturais, haverá shows nacionais, como Guri de Uruguaiana, Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Mano Lima, Grupo Rodeio, Os Bertussi e Grupo Tholl, além dos talentos locais.

Com entrada gratuita e em uma área coberta de aproximadamente 4,5 mil m², a FenaMassa reúne praça de alimentação, espaço do vinho, produtos orgânicos, palcos, oficinas gastronômicas, armazém das massas e centro comercial. Nas sextas-feiras, 8 e 22, o evento ocorre das 18h às 22h. Nos sábados, domingos e feriado de 15 de novembro, das 10h às 22h.

Nos dias 10 e 24, o público acompanhará o desfile cênico, que retrata a história da cidade, com a participação de pessoas da comunidade. Fazer biguli, plantar e debulhar milho, arremesso de queijo, corridas de cariola, de trator e de saco, chute a gol e mini 48 são as provas que compõem os Jogos Coloniais, marcados para 15 e 16. No dia 9, a programação contempla o encontro de motos Harley Davidson e, no dia 17, de Carros Antigos. Para o dia 17 também está programado o 1° Pedal B e, para 24, a 1ª Corrida da Massa.

Indústria local de massas tem produção média mensal de 12 toneladas (Foto Vanessa Pedroso, Divulgação, Banco de Dados)

O município sedia mais de 15 empresas que atuam na produção de massas, gerando aproximadamente 200 empregos diretos. Esses empreendimentos produzem cerca de 12 toneladas por mês. Com a FenaMassa, a expectativa é incrementar este volumes em 40%. “Em torno de 90% dos produtos expostos são elaborados aqui. Essa valorização é para fortalecer a cadeia produtiva da cidade, mostrando, principalmente, a importância na preservação e valorização da cultura local, no desenvolvimento do turismo e no crescimento da economia”, destaca o presidente da comissão organizadora, Artur Baldin. A corte das soberanas é integrada por Samuele Bertelli, Érica Forlin e Larissa Simioni.

Desenvolvimento da atividade alimentícia

O festival surgiu com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento do segmento alimentício de Antônio Prado, promovendo o turismo gastronômico e cultural e a preservação do patrimônio histórico material e imaterial. A primeira edição ocorreu em outubro de 2012, envolvendo 20 entidades do município.

Na edição de 2017, os expositores faturaram mais de R$ 1,2 milhão, com público superior a 25 mil pessoas. Em oito dias de festival, foram servidas e comercializadas 5,1 toneladas de massas em mais de 17 mil refeições entre almoços, jantares e lanches. O evento reuniu 51 expositores e contou com 15 oficinas gastronômicas e 100 apresentações culturais. Mais informações e programação completa em fenamassa.com.br.





Publicidade