Cidades

Antigo prédio da Escola Cenecista dará lugar a um centro comercial

26 de julho de 2019 às 10:33
Foto: Joel Gubert, Divulgação

Desativado desde o final de 2016, quando o Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio encerrou suas atividades, o prédio de três andares, com 500m² cada, e mais de 70 anos de construção, localizado na Rua General Sampaio, no Bairro Rio Branco, está em processo de demolição. Em seu lugar será erguido um centro comercial. “Pelo alto investimento a ser feito para que a estrutura atendesse a todas as exigências que a legislação determina, nenhuma outra instituição quis alugar. Após esse período ocioso, concluímos que o melhor seria a demolição, visando à construção de um centro comercial”, explicou Joel Gubert, gerente da Associação dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, proprietária do imóvel.

Segundo Gubert, o prédio que, de 1962 até 2016, recepcionou turmas de educação infantil, ensinos fundamental, médio e magistério, e antes foi sede de igreja, passou por inúmeras reformas. Isto fez com que não se encaixasse mais nos critérios que caracterizam um imóvel histórico. “Antes de iniciar este processo, tivemos o cuidado, junto aos órgãos competentes, de analisar essas questões. Como suas características originais já não eram mais mantidas, e reformá-lo seria um custo muito elevado, sem garantias de que traria retorno aos projetos sociais realizados pelos freis capuchinhos, uma nova edificação foi o mais indicada”, ressaltou.

A demolição deve ser concluída até janeiro de 2020, prazo determinado pelo alvará que autoriza a execução do serviço. A demora se deve ao fato de que a retirada da estrutura está sendo feita de forma gradual, visando ao aproveitamento de tudo o que for possível. “O novo prédio será erguido conforme a demanda do mercado. Estamos em processo de negociação, analisando as melhores propostas, projetos arquitetônicos e valores a serem investidos. O certo é que será feito sob medida para os clientes”, salientou.





Publicidade