Economia

Animais já ocupam seus espaços nos pavilhões

21 de agosto de 2019 às 09:56
Foto: Fernando Dias, Seapdr/Divulgação

Antes de o sol nascer na segunda-feira (19), os primeiros animais começaram a chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a 42ª Expointer. O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, recepcionou a Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, que trouxe ovelhas da raça texel, repetindo uma tradição de ser a primeira a entrar no parque. A recepção e inspeção dos animais, feita por técnicos do Estado, teve uma novidade este ano com o Café de Cambona, oferecido pela Prefeitura de São Nicolau.

A recepção aos animais de argola (de exposição) prossegue até as 23h59min da sexta-feira (23). Os animais de provas e os rústicos poderão ingressar durante todo o período da feira, desde que tenham sido previamente inscritos.

Todos os animais que participam da Expointer são inspecionados pelo serviço veterinário oficial. Ao todo, mais de 100 profissionais, entre veterinários e quadro técnico, estarão envolvidos na atividade. Para a inspeção, além da Guia de Trânsito Animal, os proprietários devem apresentar uma série de documentos sanitários referentes a cada espécie. Os animais só podem entrar no parque após a verificação dos itens exigidos e da inspeção clínica.

A 42ª edição da Expointer contará com 3.975 animais de argola. Além dos julgamentos e leilões de animais, a exposição terá em sua programação o desfile dos campeões, palestras técnicas, feira da agricultura familiar e espetáculos artísticos, entre outras atrações. A Expointer ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro.





Publicidade