Variedades

Ana Rech pronta para chegada de Papai Noel

Atividade está marcada para o sábado à noite (14), na Praça Pedavena
13 de dezembro de 2019 às 13:58

Aldeia de Presépios é um dos atrativos do Encanto de Natal (Foto Tatieli Sperry, Divulgação

A programação do 29º Encanto de Natal de Ana Rech, em Caxias do Sul, prossegue, no sábado (14) e domingo (15), com atividades na Praça Pedavena e Aldeia dos Presépios. A principal atração será a chegada de Papai Noel, no sábado, às 21h, na praça. No domingo, as atividades têm início às 14h, com mateada e apresentações de música e dança. A programação ainda contempla a exposição de 20 presépios na Aldeia e outros 40 confeccionados pela comunidade. A organização do evento é da Associação Amigos de Ana Rech (Samar) e da Lynch Gestão Cultural. Mais informações em https://samaranarech.wixsite.com/natal-anarech.

Outra ação oferece um roteiro especial, organizado pelo Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, em parceria com a empresa Arte do Turismo e a Samar. Os tours guiados de uma hora de duração ocorrem, sábado e domingo, no ônibus temático chamado Andiamo. Ao estilo americano e com iluminação colorida, o veículo transporta os visitantes pelos principais atrativos turísticos da localidade, com saídas da Praça Pedavena, das 10h às 22h. Os passeios custam R$ 20 para adultos, com 50% de desconto para crianças de 5 a 10 anos, e pessoas acima de 60. A compra pode ser feita no local de saída do tour, na Associação Cultural Paisagens do Tempo, na Aldeia dos Presépios, no Hotel Bela Vista ou na empresa Arte do Turismo.

Regra de Ouro

O Colavoro Sanvitto Coworking sedia em dezembro um espaço de celebração ao Natal. Intitulada como O Natal da Regra de Ouro, a iniciativa objetiva arrecadar presentes às crianças e aos jovens atendidos pela ONG Assistencial Vitória. A regra de ouro é uma máxima que está presente em todas as crenças religiosas do mundo: faça aos outros como você gostaria que eles fizessem a você. A frase está escrita no mosaico feito pelo artista Norman Rockwell para a Organização das Nações Unidas, que tem diversas raças representadas em torno da máxima. O espaço está localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 1989, Centro de Caxias do Sul.

Natal de Rua

A comunidade Santa Lúcia, da Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul, realiza domingo (15), a partir de 19h, a 16ª edição do Natal de Rua, que encerra a programação da festa da padroeira. O evento ocorrerá na Rua Alberto Alves, em frente ao número 109, e consiste num encontro de famílias que, no domingo à tardinha, partilham chimarrão e alimentos, e fortalecem os vínculos de amizade. Às 19h, será celebrada a missa campal, num altar montado próximo às residências. A organização pede que os participantes levem velas, que serão utilizadas para iluminar o local, nesse momento de oração, além de um prato de doce ou salgado para confraternizar. A programação de sexta (13), data em que a Igreja celebra Santa Lúcia – ou Luzia – terá missa votiva e benção das velas, na igreja, a partir de 20h. Logo após, no salão comunitário, será servida a tradicional tripada.

Na UCS, Natal em Família

A sexta edição do Natal em Família na Universidade de Caxias do Sul está marcada para a noite de sábado (14), às 20h30, no Centro Cívico do Campus-Sede da instituição. O concerto da Orquestra Sinfônica da UCS terá a participação do Coral Unimed, do grupo de teatro UEBA Produtos Notáveis, e dos solistas convidados Paola Dellazeri e Beto Vianna. A entrada é franca. No repertório, músicas que trazem reflexão e alegria, e que guardam relação com o Natal e com o ano que se aproxima. A ideia é propagar uma mensagem positiva de amor, fraternidade, solidariedade, fé e esperança em dias melhores. Haverá disponibilização de cadeiras e distribuição de pipoca, algodão-doce, picolés, balas e toucas natalinas. O evento também terá a tradicional queima de fogos e a chegada do Papai Noel. Em caso de chuva, o concerto será realizado no UCS Teatro.

Natal Caxias Feliz

A programação do Natal Caxias Feliz terá como atividades, no sábado (14), das 14h às 17h, no Largo da Prefeitura de Caxias do Sul, a Cavalgada do Bem, com arrecadação de alimentos e shows. Às 18h30 apresenta-se o Coro São João Batista e, às 19h, Tchê Guri. No domingo (15), às 19h30, haverá show de saxofone, com Adão Léo, e, às 20h, apresentação do Grupo Tholl. No salão paroquial de Forqueta, das 15h às 18h, ocorrerá a Festa de Natal – Unidos com as famílias, uma iniciativa da comunidade. Programação completa em https://caxias.rs.gov.br/servicos/eventos/dezembro-natal.

Sinos de Natal em Flores da Cunha

A programação do 23º Sinos de Natal de Flores da Cunha segue no sábado (14) e domingo (15), com atividades na Praça da Bandeira, a partir das 14h. A Comissão Jovem da Fenavindima 2020 fará a distribuição de adesivos pelas ruas centrais da cidade. A Casa do Papai Noel estará aberta das 17h30 às 20h e o dindinho, com saída ao lado do Museu Municipal, funcionará das 17h às 19h. Programação completa em https://www.floresdacunha.rs.gov.br/noticias_int.php?id=3315.

Natal Borbulhante em Garibaldi

Foto Carina de Borba, Divulgação

O Natal mais Borbulhante do Brasil, realizado em Garibaldi, segue com atividades no final de semana. Além de apresentações artísticas, a programação contempla atrações permanentes, como Papai Noel, Árvore Cantante e Piccola Garibaldi. Empresas têm iniciativas específicas, como o Natal Mágico Casacurta, que oferece tour de compras no ônibus Giallo, dentre outras ações. No domingo (15), das 14h às 18h, na Praça da Ermida, o grupo escoteiro Almirante José de Araújo Filho organizará atrações culturais, shows, troca-troca literário e doação de livros, venda de comidas e bebidas, e disponibilização de água quente e erva-mate. Programação completa em http://turismo.garibaldi.rs.gov.br/eventos/natal-borbulhante-2019.