Cidades

AUTISMO: Atividade oportuniza recreação e interação

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4), a Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul e a Associação de Pais e Amigos do
05 de abril de 2019

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4), a Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul e a Associação de Pais e Amigos do Autista promovem no domingo (7) a Tarde Azul, no Parque dos Macaquinhos. O evento gratuito começa às 15h e terá atividades de recreação da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, além de apresentação musical. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o dia 13.

A data do dia 2 de abril, estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas, tem o objetivo de conscientizar a sociedade como um todo sobre as necessidades e características de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Há sete anos, as duas organizações realizam a ação, buscando proporcionar, além do conhecimento sobre o tema, momentos de interação e descontração para crianças com autismo.

A titular da Coordenadoria, Cassandra Gomes Ramos, explica que as atividades oferecidas no evento são ideias para o lazer das crianças autistas. "Na maioria dos casos, o autista é introspectivo. Uma das grandes dificuldades é a interação social, que é transversal a todos os autistas. Vamos levar essas atrações que estimulam o contato, como o Ônibus Brincalhão e as camas elásticas, além da apresentação de Samuel Sodré, já que a música também é muito benéfica para os autistas. O Parque dos Macaquinhos também é ideal para essa atividade, pois é um lugar calmo, tranquilo", salienta.

Desde segunda-feira, lugares turísticos de Caxias do Sul estão iluminados com lâmpadas azuis, também marcando o Dia de Conscientização do Autismo. A Igreja de São Pelegrino, a Paróquia Imaculada Conceição, o Monumento ao Imigrante e o chafariz da Praça Dante Alighieri, além do Centro Administrativo Municipal, terão iluminação diferenciada até domingo. O azul é a cor escolhida em alusão ao autismo, pois três entre quatro crianças afetadas são meninos.

 

COMUNIDADE

 

Brechó da Paz

 

Está marcada para sábado (6) a realização do Brechó Solidário da Paz, uma realização da comunidade Nossa Senhora da Paz, localizada no Bairro Marechal Floriano. Com o objetivo de arrecadar recursos para custear o calçamento e as melhorias no entorno da igreja, serão comercializadas roupas, sapatos, acessórios novos e usados e produtos coloniais, como uvada, geléia de araçá e mondongo. A atividade será realizada das 8h30 às 18h30. De acordo com  Elizete Molon, os itens comercializados terão faixas de preços acessíveis. A comunidade-Igreja Nossa Senhora da Paz foi criada ainda na década de 1960, sendo que o atual prédio começou a ser construído em 1992 e inaugurado em 1995. Em 2017, foi realizada uma grande reforma.

 

Iniciação Científica

 

Estão abertas até o dia 22 de abril as inscrições para participação na primeira edição do Seminário de Iniciação Científica na Serra Gaúcha. O encontro, que visa incrementar a formação continuada de educadores dos municípios que compõem a região da Serra, será realizado no dia 27 de abril, nas dependências da Rede de Ensino Caminho do Saber, promotora do evento, que apoio da Fundação Liberato, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul e Rede Educar. A atividade é gratuita e será realizada das 8h às 12h. Detalhes da programação em www.redecaminhodosaber.com.br.