Roberto Hunoff

Tecnologia contra o coronavírus

14 de maio de 2020 às 08:40

FOTO DIVULGAÇÃO

Com o crescimento acelerado dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo, muitas empresas estão buscando soluções em que possam auxiliar no combate à pandemia. A Doxa Technologies, com sedes em Caxias do Sul e São Paulo e integrante do grupo gaúcho ArpiAspersul, deu uma pausa na produção de equipamentos UV LED, utilizados na secagem de produtos como tintas e vernizes, para produzir equipamentos de desinfecção. A tecnologia UVC, antiga e muito eficiente, era de uso restrito aos ambientes hospitalares. Na China, por exemplo, os equipamentos com raios ultravioletas já estão sendo usados para a desinfecção de hospitais, ônibus, trens, aeronaves e até cédulas de dinheiro. Em apenas 20 minutos de funcionamento, a radiação ultravioleta emitida pelo equipamento é capaz de desinfetar completamente um ambiente com fungos, bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus. O raio age diretamente no DNA dos micro-organismos, inativando até 99,9% dos vírus, fungos e bactérias que estão na superfície do ambiente. Estudos científicos mostram que a exposição de micro-organismos ao UVC emitido por esse tipo de equipamento pode eliminá-los em uma área de 20 metros quadrados em até 15 minutos. Em Caxias do Sul, as Empresas Randon foram uma das primeiras a adquirir o equipamento. As 10 unidades estão sendo usadas para desinfetar vestiários, escritórios e áreas de circulação comum dos funcionários. A Doxa já tem pedidos e consultas de dezenas de empresas do Brasil e do exterior.

Foco no médio e alto padrão

A partir de investimento de R$ 100 mil em tecnologia e treinamento de equipe, a Union Select é a nova marca presente no mercado imobiliário de Caxias do Sul e região, em substituição a Imóveis Union, criada há oito anos por Cristiano Sebben. A empresa ocupa área própria de 260 m² e tem 25 pessoas, dentre colaboradores efetivos e consultores autônomos, para atendimento ao público. A imobiliária atua com maior força no mercado de médio e alto padrão, com compra, venda e aluguel de imóveis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. “Estamos repaginando não apenas a marca, mas todo o conceito da Union e suas engrenagens, por que sabemos que o foco principal está nas pessoas, pois são elas que fazem tudo acontecer”, comenta Sebben, que tem confiança na recuperação do mercado. A empresa também investiu em ferramentas de gestão e marketing, gestão de locação e um novo site.

Mídias digitais e e-commerce

A reinvenção e o reposicionamento das atividades do comércio, especialmente em tempos de isolamento social, passa pelos canais digitais. Por isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, oportuniza uma qualificação capaz de auxiliar os comerciantes a aproveitarem positivamente as potencialidades das tecnologias na retomada dos negócios. De 19 a 28 de maio, nas terças e quintas, das 19h30 às 22h30, será realizado o curso sobre Gestão de mídias digitais e estratégias de e-commerce. Serão aulas on-line pela plataforma Google Hangouts Meet. Mais informações pelo fone (54) 3455-0566 ou e-mail cdltreinamento@cdlbento.com.br.

Drive-thru nos shoppings

O sistema de compra e retirada de produtos sem sair do veículo começa a ganhar força nos shoppings de Caxias do Sul. Depois da experiência no Dia das Mães, Bourbon San Pellegrino e Prataviera Shopping mantiveram o formato à disposição dos consumidores. No Bourbon, o serviço funciona diariamente, das 10h às 20h, com acesso exclusivo pela entrada do estacionamento localizado na Avenida Rio Branco. Os clientes podem entrar em contato com as operações que estão aderindo ao drive-thru pelo WhatsApp, sendo que a relação de lojas participantes e os respectivos números está disponível no site e nas redes sociais do shopping. A equipe da própria loja leva a compra até o carro, e os produtos são devidamente higienizados na hora da entrega. O cliente deve estar utilizando máscara e permanecer dentro do veículo durante a operação. No Prataviera, o serviço, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h, é resultado de parceria com o estacionamento RG Park. O cliente ingressa no estacionamento e recebe orientações da equipe do RG Park sobre o local para encontrar o representante da loja para retirada da mercadoria e posterior saída. A negociação da venda ocorre diretamente entre a loja e o cliente pelos canais de comunicação da operação, ou seja, WhatsApp, redes sociais ou telefone. É preciso combinar previamente a data e o horário da retirada da compra pelo drive thru.

Campanha dá resultado

A COBRA Correntes, empresa caxiense especializada em soluções para movimentação intralogística, desenvolveu a campanha “Valorize a indústria nacional”. O objetivo da iniciativa, por ora somente via e-mail marketing, é destacar a necessidade de impulsionar a indústria nacional e pretende atingir parceiros e novos clientes. E os primeiros resultados já apareceram. A M Dias Branco, detentora de marcas como Adria, Isabela e Piraquê, de Eusébio, Ceará, já entrou em contato com a COBRA. A empresa, que só importava esteiras, dará oportunidade à indústria gaúcha. "Nossa expectativa é conscientizar, principalmente, o segmento alimentício e de bebidas. Normalmente, esses setores optam pela importação de maquinário dos Estados Unidos e da Europa e desconhecem que existem soluções nacionais, não só de produtos como de manutenção", esclarece Heitor Pacheco, fundador da COBRA. Com 90 funcionários e sede própria de 13 mil m², tem, como principais produtos, correntes inox e plásticas e esteiras modulares, assim como uma linha de componentes e acessórios para facilitar a construção de esteiras industriais.