Roberto Hunoff

Pré-finalistas em premiação nacional

30 de outubro de 2019 às 08:40

Foto Diego Ramos do Nascimento, Divulgação

O ecossistema de inovação gaúcho marca presença no Startup Awards 2019, maior premiação de empreendedorismo em nível nacional. Na condição de pré-finalistas estão indicados a OCA Brasil Innovative Hub e seu diretor Danillo Sciumbata (foto), de Caxias do Sul; as Empresas Randon; e a Comunidade RS de Inovação, movimento orgânico de liderança do ecossistema inovador que reúne mais de 40 municípios gaúchos. Os vencedores serão conhecidos durante o CASE 2019, maior evento para startups da América Latina, programado pela Associação Brasileira de Startups para os dias 28 e 29 de novembro, no Transamerica Expo, em São Paulo (SP).

A OCA Brasil participa na categoria “Hub de Inovação”; a Comunidade RS em “Comunidade do Ano” e "Comunidade Revelação"; as Empresas Randon na categoria “Corporate”; e Danillo Sciumbata, head de Cultura da OCA Innovative Hub, na categoria “Herói do Ano”. No total, são 12 categorias.

Sciumbata credita as indicações ao trabalho sério, denso e consistente que objetiva colocar o Rio Grande do Sul entre os expoentes do ecossistema de inovação nacional. “Queremos que as pessoas sejam capazes de compreender o contexto e traduzir a visão de futuro em ações imediatas, antecipando tendências e garantindo o impacto desejado no presente. A indicação ao Startup Awards 2019 é prova de que estamos no caminho certo”, enfatizou.

 

Novo cliente no exterior

Foto Adriano Chaves, DC Multimídia/Divulgação

A Transportes Línea, uma das maiores operadoras de transportes do Peru, formalizou sua primeira compra de miniônibus Volare, fabricados em Caxias do Sul. As 10 unidades da versão Attack 8 com tração 4x4 serão utilizadas no transporte de trabalhadores mineiros do alojamento para o interior dos túneis de exploração. Segundo Rodrigo Bisi, gerente de exportação da Volare, os veículos foram desenvolvidos de acordo com as necessidades e aplicações do cliente. “Esses são os primeiros veículos Volare Attack 8 4x4 a operar no setor de mineração no Peru, o que abre novas e boas perspectivas para crescimento, pois existe a demanda por um veículo robusto e resistente para trafegar em locais sem pavimentação de outras empresas do segmento, o mais representativo na economia peruana”, explica.

O modelo desenvolvido para a Transportes Línea possui ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro e proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. Conta ainda com carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo.

 

Coworking para profissionais da saúde

Foto Carolina Knob, Divulgação

Proprietários há 28 anos do Grupo Clínica de Repouso, especializado nas áreas de psiquiatria e geriatria, o médico Rimon Roseck Hauli e o seu filho, o administrador Níkolas Bigolin Hauli, lançaram o CR Coworking Saúde, em Caxias do Sul. Baseado em modelos já existentes nas principais cidades do país, o espaço de 1,1 mil m² integra profissionais das áreas de medicina, fisioterapia, farmácia, nutrição, psicologia, odontologia, fonoaudiologia e quiropraxia.

A estrutura, montada junto à Clínica de Repouso (Rua Ernesto Zanrosso, 2960, Bairro Santa Catarina), dispõe de 12 consultórios equipados com prontuário eletrônico, onde os profissionais têm acesso à agenda de pacientes via internet. O complexo ainda tem farmácia, consultório odontológico, espaço de fisioterapia e reabilitação física, e sala de reuniões, palestras e treinamentos. “É um espaço ideal para quem está ingressando na área ou busca diminuir seus gastos com consultório e burocracia, podendo focar esforços em atender seus pacientes com qualidade”, explica Níkolas Bigolin Hauli, especialista em gestão hospitalar.

 

Arquitetura e design de interiores

A Sala de Arquitetos e FSG Centro Universitário estão à frente da organização do ArqTalk Serra, marcado para a noite desta quinta (31/10), a partir de 19h. O evento visa criar um espaço para apresentação de soluções na área da arquitetura e do design de interiores, assim como tecnologias atuais e metodologias que pretendem colaborar no aprimoramento da atuação dos profissionais na Serra Gaúcha. Serão abordados os temas Projetos e mídias sociais, com Luana Barbosa, do escritório ArqDez; Evolução da apresentação de projetos com o escritório Fabris Franco Arquitetura; e Projeto, desenho e pesquisa com o escritório SIAA Arquitetos. A atividade ocorrerá no Teatro FSG Centro Universitário.