Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

02 de outubro de 2019 às 08:40
Foto: Divulgação

Gramado ganha novo hotel

 

A Vento Sul Turismo abre no final de outubro o seu terceiro hotel em Gramado. O Colina dos Lagos, localizado na Avenida Borges de Medeiros, terá 74 apartamentos e espaços para café da manhã, recreação e fitness. Inicialmente, funcionará em regime de soft open, aproveitando a alta temporada turística, que se inicia no dia 24 de outubro, com a programação do Natal Luz. Com 3,5 mil m² de área construída e próximo a dois condomínios fechados de alto padrão, o Colina dos Lagos também privilegia a sustentabilidade. Junto com empreendedores próximos, o hotel construiu uma estação de tratamento de esgotos que devolverá os efluentes como água 100% pura. Também vai oferecer aos hóspedes a possibilidade de se locomover pela cidade com bicicletas. Em breve, os clientes poderão pedalar até o Parque dos Pinheiros, em uma ciclovia que será construída pela Prefeitura de Gramado e que passará na frente do hotel.

Além de ser uma das principais agências de turismo receptivo do Rio Grande do Sul, a Vento Sul administra os hotéis San Francisco e Colina Premium, com total de 73 apartamentos. A empresa também possui participação na Foco Operadora, de Natal (RN), que tem filiais em Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE).

 

Frota reforçada

 

A Rimatur, com sede em Curitiba e considerada a maior empresa do segmento de fretamento no Sul do Brasil, incorporou mais 10 micro-ônibus do modelo Volare Fly 9. A operadora já havia adquirido 22 unidades da marca no final de 2018. Os Volare Fly 9 Executivo fornecidos à Rimatur têm 31 poltronas executivas, vidros colados, faróis de rodagem diurna, sistema de ar-condicionado de teto, parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico e bagageiro. A Rimatur gera em torno de 1 mil empregos diretos e indiretos.

 

Inovação reconhecida

 

A D'Zainer Conteúdo e Forma foi a única empresa da Região Sul do Brasil vencedora do Edital de Inovação para a Indústria. Na categoria A, destinada a negócios industriais de médio e grande porte, apenas quatro projetos foram escolhidos em todo o Brasil. O edital financia o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. Os aportes têm origem em parceria do Sebrae, Senai e Sesi. O custo de financiamento é de até R$ 400 mil pagos em horas técnicas e apoio de especialistas dos institutos de Inovação e Tecnologia do Senai. O projeto da D'Zainer selecionado pelo edital é uma caixa inteligente com chip, que visa atender aos mercados de logística e de transportes. O produto foi desenvolvido em parceria com a Olhar180°, especialista em gestão da inovação. O diretor Ricardo Polo espera lançar uma inovação relevante na área de rastreabilidade do produto em dois anos. 

 

Em dois anos, 19 novos negócios

 

A GRF Madeiras é o 19º empreendimento que se instala em São Francisco de Paula, desde 2017, quando foi criada a Sala do Investidor. A empresa, que integra o Grupo Granflor Agroflorestal, trabalha com produção de lâminas de madeira de pinus, com foco especial para exportação. Nesta primeira etapa, com uma linha de produção em funcionamento, 35 pessoas já foram empregadas. A intenção é elevar até 100 contratações quando estiver com suas duas linhas de produção e turno duplo efetivados. O grupo tem receita anual próxima dos R$ 25 milhões. "Essa é uma entre as inúmeras empresas que estão se instalando no município. Temos expectativa de gerar 1 mil vagas até o final de 2020”, comemorou o prefeito Marcos Aguzzolli.