Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

25 de setembro de 2019 às 08:40
Foto: Eletra, Divulgação

Parceria ambiental

 

Fazendo parte do movimento por uma mobilidade eficiente que colabore com a não emissão de poluentes, a Marcopolo é a fabricante responsável pela produção da carroceria do novo ônibus Eletra equipado com a inédita tecnologia Dual, que pode circular somente movido a baterias elétricas ou em modo híbrido. O veículo, do modelo Torino Low Entry e com 15 metros de comprimento, está sendo apresentado até o dia 26 de setembro, na Arena ANTP, evento promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O projeto tem ainda as parcerias da Volkswagen Caminhões e Ônibus, com chassi MAN 18.280 6x2 OT LE; Baterias Moura, fornecedora de componentes by Xalt, e WEG, líderes da indústria nacional de eletromobilidade. O veículo tem capacidade para 101 passageiros, sendo 40 sentados, e conta com cinco câmeras para monitoramento por imagens. Com tração elétrica, é alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente. No modo híbrido, o sistema de tração elétrica recebe energia tanto do motor-gerador (que pode ser a diesel ou a biocombustível) quanto do conjunto de baterias. No modo elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta.

 

Reforço no setor ferroviário

 

A Fras-le North America lança, na Railway Interchange 2019, uma nova linha de sapata ferroviária. O evento, que termina nesta quarta, em Minneapolis, capital do Minnesota, nos Estados Unidos, é considerado o maior encontro de intercâmbio ferroviário da América do Norte, reunindo mais de 9 mil profissionais da indústria ferroviária mundial. Desenvolvida após três anos de pesquisa e inúmeros testes em dinamômetro, a sapata, que equipará os vagões ferroviários de carga americanos, chega com conceito e material novos, e capaz de suportar ambientes extremos de frio e de calor. Para ser enquadrada nas rigorosas normas norte-americanas vigentes para operação e comercialização, a sapata passou por aprovação da Association of American Railroad. Também teve que cumprir o programa de garantia de qualidade do mesmo instituto e ser registrada e aprovada no diretório de fornecedores. “Temos meta de conquistar market share de 10% deste segmento em cinco anos, com a produção anual de 1,3 milhão de unidades”, adiantou o vice-presidente da companhia, Bob Harrison, lembrando que o investimento em maquinário e ferramental foi da ordem de US$ 1 milhão.

 

Previdência complementar

 

Nesta quarta-feira (25), a partir das 14h, ocorrerá mais uma edição do Encontros Família Previdência, desta vez em Canela. Dirigida a aposentados, pensionistas e trabalhadores, a palestra explicará o funcionamento da previdência complementar para garantir uma renda futura. Também serão apresentados os planos e os resultados da Fundação Família Previdência, organizadora do circuito. Com entrada gratuita, a iniciativa ocorre na sede da Associação dos Funcionários das CEEE (Rua Borges de Medeiros, 956). Durante o encontro, a Fundação detalhará a possibilidade de adesão ao Plano Família Previdência, que já conta com mais de 3 mil participantes e patrimônio de R$ 18 milhões.