Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

21 de agosto de 2019 às 08:40
Foto: Divulgação

Brazex abriga coworking

Exemplar da arquitetura modernista dos anos 50, o Edifício Brazex foi o primeiro prédio de Caxias do Sul a dispor de aparelhos de calefação, de elevador em prédio comercial e loja com fachada totalmente envidraçada. Nos anos 60 a vitrine ganhou um habitante enigmático, uma espécie de guardião, uma armadura com seu Elmo sem rosto que mexia com o imaginário de quem por ali passava. Nos anos 70, subiu para guardar a porta do primeiro andar, onde agora foi instalado o Coworking Brazex. O espaço de 340 m² exigiu aporte de R$ 100 mil da empreendedora Flavia Gazola. Ali estão dispostas 15 mesas compartilhadas distribuídas em salas semiprivativas, privada e de reuniões, além de área de lazer. Para marcar a inauguração, o local abriga até 3 de setembro uma exposição do guardião da Brazex, com plantas originais e vídeo da história do prédio. O edifício está localizado na Avenida Júlio de Castilhos, esquina com Alfredo Chaves.

 

Microempa no México

A Microempa é uma das três entidades selecionadas para representar o Brasil no Encontro Internacional de Coordenadores de Núcleo Empresariais do AL-Invest 5.0, que ocorre em Guadalajara, no México, até sexta (23). A representante da entidade no encontro é a coordenadora dos grupos setoriais, Liamara Andrade Stuermer. O AL – Invest 5.0 é um projeto de cooperação internacional da Comissão Europeia na América Latina. Teve início em 1994 e promove a internacionalização e a produtividade de dezenas de milhares de micro, pequenas e médias empresas da América Latina.

 

Reunião Sindipeças

A Regional do Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) programou para a quinta (22), em Caxias do Sul, um encontro de debates sobre o cenário atual e futuro do segmento. A programação terá palestras de Paulo Herrmann, presidente da John Deere, sobre Agronegócio brasileiro: potencial e desafios; de Rodrigo Carneiro, da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, sobre o mercado de reposição; e de representante do APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, sobre a Plataforma Bom Negócio. O encontro ocorrerá das 14h às 17h, no Intercity Hotel. Mais informações e inscrições com Renata Schaidhauer pelo e-mail sindiprs@sindipecas.org.br ou telefone (51) 3347-8764. 

 

Recursos para inovação

Completando 10 anos no mercado, o Sole, da Zanshin Software, empresa com sede em Teutônia, foi um dos contemplados pelo programa PRIME (Primeira Empresa Inovadora), da FINEP, agência pública de financiamento. O sistema passa a oferecer a possibilidade de usar o quadro da metodologia Kanban, uma série de princípios que busca melhorar o desempenho e reduzir desperdício, eliminando atividades que não agregam valor. A integração com a gestão financeira da empresa, um dos principais diferenciais que fizeram o produto ser contemplado pelo PRIME, ainda hoje, é um recurso exclusivo do Sole no mercado deste tipo de software que conta com emissão de NFS-e e geração de boleto com registro.