Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

02 de agosto de 2019 às 08:40
Foto: Dudu Leal, Divulgação

Telhas fotovoltaicas

A expansão da energia fotovoltaica tem oportunizado espaço para novos mercados e desenvolvimento de produtos. A mais recente novidade é Green Tile, telhas fotovoltaicas, apresentadas pela Forte Indústria e Comércio de Artefatos Plásticos, de Canoas, na Construsul, feira da construção, que segue até esta sexta, na Federação das Indústrias, em Porto Alegre. O produto surge como substituto da telha, da estrutura e do painel fotovoltaico. Ele gera corrente contínua, bastando um inversor para que faça a conversão para a alternada. A eficiência energética da telha é de aproximadamente 15,9%, com 15w de potência. Outra vantagem, segundo Gustavo Disegna, diretor da empresa, é que, ao contrário do painel, quando há sombra em alguma parte da telha, apenas aquela deixa de gerar energia. "As telhas são independentes, de fácil instalação e podem ser alternadas com as comuns, já que tem o mesmo tamanho padrão, encaixando-se em qualquer telhado", ressalta. A Green Tile é a primeira telha fotovoltaica do Brasil e tem a patente de propriedade de design industrial. A empresa já tem mil peças disponíveis e, até setembro, serão 5 mil peças. "Temos capacidade atual de fabricar até 5 mil peças/mês, com possibilidade de expansão para 100 mil”, confirmou. O projeto é fruto do edital de inovação para a indústria de 2017, do Sesi, Senai e Sebrae, e foi desenvolvido em um ano e oito meses.

 

Missão Expoagas

O Sindilojas Caxias está organizando uma missão exclusiva para 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2019, para o dia 22 de agosto. A feira de negócios é promovida anualmente pela Associação Gaúcha de Supermercados, na Federação das Indústrias, em Porto Alegre, com foco na qualificação e na realização de negócios entre varejistas e expositores. A missão tem saída programada para às 6h30, do Edifício Sindilojas, e retorno para 17h30. Para participar, os associados devem se inscrever até 13 de agosto pelo e-mail rp@sindilojascaxias.com.br. Mais informações pelo telefone 54 4009.5512, com Izlene. O transporte e o acesso são gratuitos.

 

Mês do cachorro louco

A Fabbrica Juventus reedita a promoção de cachorro-quente, já tradicional em agosto, popularmente conhecido como o mês do Cachorro Louco. Até o dia 31, todas as opções do lanche estarão disponíveis por R$ 11,90, desconto de 35% sobre o preço normal. “A campanha é uma ação que fazemos desde 2013 e todos os anos têm grande aceitação. A expectativa é servir mais de 5 mil lanches no mês, representando incremento médio de 25%”, explica o diretor Eduardo Comerlato. A campanha é desenvolvida na matriz, na Rua Tronca.

 

Reforço na linha de confeitaria

A caxiense Brinox, fabricante de utilidades domésticas, agregou mais de 40 novos itens de confeitaria ao portfólio com o lançamento das linhas Bakeware e Glacê. Formas em alumínio e silicone, além de uma seleção de utensílios chegam para se somar aos mais de 3 mil produtos oferecidos pela companhia. A marca conta com 800 funcionários e tem como foco os mercados de bazar, home centers e magazines. A empresa tem como matéria prima principal o aço inox, mas também fabrica produtos à base de aço cromado, silicone, nylon e alumínio, entre outros.