Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

11 de julho de 2019 às 08:40
Foto: DC Produção, Gelson Mello da Costa, Divulgação

Mais um trilho à frente

O Parque Maria-Fumaça, empreendimento encabeçado pelo Grupo Pró-Serra recebeu parecer de viabilidade do licenciamento ambiental favorável na manhã desta quarta-feira (10), em São Francisco de Paula. Com o pedido aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o projeto segue para o processo de obtenção de demais licenciamentos para poder iniciar as obras. O parque temático receberá investimento de R$ 85 milhões, terá 7,2 km de ferrovias a 846 metros de altitude em meio aos campos de cima da serra e das barragens Blang e Salto. O empreendimento deve contar com 16 lojas, três restaurantes, um galpão para shows e eventos, além de gerar 80 empregos fixos e 170 indiretos.

 

Cresce a frota de elétricos

A Shift Mobilidade Corporativa, empresa paulista especializada na prestação de serviços de mobilidade corporativa, adquiriu quatro novos micro-ônibus Volare Access-e com motorização totalmente elétrica. A empresa é a primeira do Brasil a criar uma frota exclusiva de veículos 100% elétricos para atendimento aos clientes. De acordo com Alexandre Pinto, diretor e fundador da Shift, a decisão inédita em optar por modelos totalmente sustentáveis e com zero de emissões está alinhada às diretrizes da empresa de unir tecnologia e modernidade para oferecer o melhor serviço de mobilidade. Segundo João Paulo Ledur, diretor da Volare, o Access-e permite reduzir a poluição ambiental e elevar o padrão de qualidade do transporte coletivo. O Volare Access-e é um inédito modelo de micro-ônibus com piso baixo, motor traseiro, totalmente acessível e com padrões únicos de acessibilidade e segurança. Desenvolvido em parceria com a chinesa BYD, líder mundial em motorização elétrica para veículos, tem chassi que reduz em 86% a emissão de gases do efeito estufa no ciclo de vida total do veículo na rede de energia do Brasil. Cada micro-ônibus 100% elétrico em operação reduz o equivalente à emissão de 33 carros de passeio.

 

Políticas de desenvolvimento

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, participa nesta quinta (11), de reunião-almoço promovida pela Câmara de Indústria e Comércio de Farroupilha. A pauta do encontro tratará de “Políticas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. Após a reunião-almoço, o secretário visitará empresas instaladas no polo industrial de Farroupilha e, na sequência, estará na Marelli Móveis e Agrale, em Caxias do Sul.

 

Foco no México

Fras-le e Fremax marcam presença na INA PAACE Automechanika 2019, que ocorre a partir desta quarta (10) e segue até sexta (12), na Cidade do México. Naquela que é considerada a principal feira da indústria automotiva no país, as marcas querem ampliar participação no quinto maior produtor de autopeças do planeta, que tem receita anual superior a US$ 90 bilhões. “Para 2019 e os próximos anos teremos muitos lançamentos voltados à linha leve no México. Nos últimos dois anos, a Fras-le investiu de maneira consistente no desenvolvimento do portfólio de pastilhas leves para automóveis e hoje conta com aproximadamente 800 part numbers, que atendem a frota de veículos do mercado mexicano”, assinala Paulo Gomes, diretor comercial da divisão Autopeças das Empresas Randon.