Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

02 de julho de 2019 às 08:40
Foto: Marta Caus, Divulgação

Entre os mais renomados

 

O chef gaúcho Enio Valli passou a integrar o seleto grupo da delegação brasileira da Federazione Italiana Cuochi (FIC), reconhecida pela World Association Chefs Society. Em breve, a placa estará exposta no GURI – Cozinha de Origem, restaurante comandado pelo chef no Vale dos Vinhedos. Valli é o primeiro cozinheiro de Bento Gonçalves e o oitavo do Rio Grande do Sul a ser convidado para a FIC Brasile como forma de reconhecimento pelo trabalho que faz pela valorização da gastronomia local. No Brasil todo apenas 200 profissionais são associados ao grupo; no mundo, são 22 mil.

 

Preservar a identidade

 

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Ivanir Gasparin, criticou a decisão unilateral da Prefeitura de incluir a cidade na Região das Hortênsias. Para o dirigente empresarial, o tema deveria ser tratado, antes, com todos os setores da comunidade caxiense. Gasparin argumentou que uva é sobrenome de Caxias e que a vinculação à região vinícola dá identidade à cidade. “Precisamos ter cuidado para não perder esta identidade”, manifestou em seu discurso na reunião-almoço da entidade, nesta segunda (1).

 

Prós e contras

 

Em relação ao anúncio do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, na sexta (28), o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, avaliou que alguns setores serão beneficiados com abertura de um leque de oportunidades. Expôs, porém, preocupação com a repercussão em outras atividades, como a vinícola, que deve ser prejudicada com o ingresso de mais rótulos importados. Ele defendeu a redução do Custo Brasil e a readequação da cadeia de fornecedores para que estes setores se mantenham competitivos frente aos novos concorrentes.

 

Café com Tendência

 

A partir desta terça (2) até quinta (4), a Altenburg Têxtil, maior produtora de travesseiros do Brasil, realiza o Café com Tendência, nas dependências do Hotel Samuara, em Caxias do Sul. Com faturamento superior a R$ 30 milhões, a empresa blumenauense apresentará as novidades e os lançamentos, que são as coleções Home Collection, Cotidien e Boulevard Provence, além dos travesseiros Super e Coração. A expectativa da Altenburg é de um retorno de vendas de R$ 2 milhões. A Altenburg gera 1,6 mil empregos diretos e está em mais de 9 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, além de países da América Latina.

 

Seminário sobre frutas em Vacaria

 

A produção de morangos, amoras, mirtilos e framboesas, dentre outras pequenas frutas, conquista cada vez mais novos produtores por ser uma excelente fonte de renda. Vacaria se destaca no cenário nacional como um importante polo de produção de pequenas frutas, sendo a maior área dedicada ao cultivo de amora-preta. Nesta terça (2) e quarta (3), a cidade sediará o 10° Seminário Brasileiro de Pequenas Frutas. Cursos, palestras, painéis e dias de campo integram a programação do evento, que é considerado o principal fórum estadual de atualização técnica sobre o assunto. Um dos destaques será o painel sobre o cultivo protegido de framboesa e mirtilo em sistemas de produção fora de solo, apresentado pelos pesquisadores Sandro Conci, Gianpiero Ganarin e Tommaso Pantezzi, do Instituto Agragio di San Michele all’Adige, da Itália. O evento é promovido pela Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS e Prefeitura de Vacaria.