Roberto Hunoff

Churrasqueira para espaços gourmet

11 de dezembro de 2019 às 08:40

Divulgação

A Scheer Churrasqueiras, de Caxias do Sul, apresenta ao mercado a churrasqueira cooktop. Exclusivo e patenteado, o produto revolucionou o conceito de fabricação, instalação e integração da churrasqueira doméstica aos ambientes. A novidade se adequa ao conceito das varandas e espaços gourmet, muito disseminado nos projetos da arquitetura contemporânea. Tem acabamento em chapas de aço inox escovado, o que a alinha aos padrões mais sofisticados de cozinhas e espaços gourmet. Seguindo o conceito de eletrodoméstico, a churrasqueira dispensa a construção em alvenaria. Ela é inserida em módulos de móveis planejados ou como extensão de bancadas. Dessa forma, agrega o benefício das gavetas e armários para acomodação de utensílios para o churrasco. Além da parte superior, onde são assados os cortes, outro diferencial é que vem equipada com uma caixa de fogo. Ela é revestida com material isolante térmico refratário, o mesmo usado nas grandes churrascarias, preservando o móvel do calor. O produto é oferecido nas opções churrasqueira, com espetos giratórios, e parrila, que utiliza uma grelha com canaleta em “V”. A parrila dispõe de um elevador para distanciar a grelha do fogo, nas sucessivas etapas da cocção. O sistema patenteado pela Scheer foi batizado de Lift Gril. Tanto o mecanismo de elevação da grelha como o de giro dos espetos é automático, acionado por um botão, alimentado por energia elétrica, com baixo consumo.

Mercado em baixa

Samuel Zulianelo, Divulgação

O segmento de vagões ferroviários tem apresentado números negativos neste ano. A Randon, uma das fabricantes nacionais, acumula perda de 70% no acumulado de janeiro a setembro, na comparação com igual período do ano passado. O volume é de apenas 161 unidades. A projeção da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária é de 1,5 mil vagões para o ano, recuo de 42% sobre 2018. Das 161 unidades da marca caxiense, 74 foram recentemente entregues à MRS, primeira operadora do setor ferroviário a adquirir vagões produzidos na fábrica de Araraquara (SP), e inaugurada em março de 2018. O modelo sider, com capacidade para transportar até 88 toneladas de carga líquida, é equipado com lonas antivandalismo, sistema de tensionamento de lona reforçado desenvolvido especificamente para a operação ferroviária, divisórias internas e barrotes no assoalho para garantir a acomodação dos fardos. O assoalho e barrotes foram fabricados em aço inox ferrítico, oferecendo possibilidade de carga/descarga em ambos os lados do veículo. A MRS já opera com mais de 1.100 vagões Randon.

Resultado comemorado

A Giro Transportes, de Garibaldi, fechará este ano com crescimento de 15% na comparação com 2018. Entre os fatores para o resultado, o investimento em diferenciação é o mais relevante. A empresa aproveitou a expertise no transporte internacional rodoviário de cargas lotação, que acumula desde 1998, para também atender as rotas nacionais. Atualmente, opera no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Com expectativa de manter o ritmo de crescimento, a empresa investirá na compra de 10 novos caminhões, o que representa acréscimo de 30% à frota atual. Todos os veículos são equipados com tecnologia de rastreamento de frota, garantia de segurança e transparência para o cliente que contrata os serviços.

Programa Pitch Jovem

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, por meio da Diretoria de Jovens Empresários, criou o Programa Pitch Jovem com o objetivo de promover e fomentar o empreendedorismo na cidade. A iniciativa é aberta para interessados com idades entre 18 e 35 anos que queiram apresentar um plano ou solução de negócio. Entre os requisitos para a inscrição, um dos integrantes do grupo deve estar matriculado em curso de ensino superior ou ter comprovadamente concluído curso de graduação no ano de 2019. As inscrições seguem até 30 de dezembro em https://bit.ly/2OablxD. São 30 vagas para admissão de projetos. Depois de avaliados em sua viabilidade técnica e financeira, 15 serão selecionados e passarão para a fase de mentorias e apresentação, que deve ocorrer a partir de março de 2020, a um grupo de possíveis investidores. Mais informações pelo e-mail comunicacao2@cic-caxias.com.br ou telefone (54) 3218-8061.

Pizza & caipirinha

Mais uma opção de entretenimento e gastronomia ganha força na Serra Gaúcha. É a Casa Cinquentenário, espaço de coworking e cozinha colaborativa, que abre ao público às quintas-feiras com uma mistura diferenciada: pizza e caipirinha de cachaça. A parceria entre a empresária da marca de cachaças artesanais Casa Três Vendas, Susana Chies, e o chef de cozinha, Pedro Garayalde, linha de frente da Horno Pizza Rústica, também oferece opções de espumante e vinhos da região. Outra proposta é o cocktail kids, drink não alcoólico, preparado com frutas frescas, refrigerante ou água com gás e leite condensado.