Fernando Santos

APARTE

08 de agosto de 2019 às 08:40
Foto: Alex Schneider, Rádio Caxias

Reforma de R$ 50 mil no gabinete

Começou, ontem, a reforma no gabinete do prefeito Daniel Guerra, localizado no segundo andar do Centro Administrativo Municipal. Segundo a assessoria da Prefeitura, serão feitas melhorias no hall de entrada e no acesso à Coordenadoria de Comunicação, Secretaria de Governo, Expediente, Gabinete do Prefeito, Chefia de Gabinete e em outras dependências. A obra está orçada em R$ 49.192,77 e deve durar 60 dias.

A reforma foi tema de um pedido de informações do vereador Renato Oliveira/PCdoB. Segundo ele, a resposta não satisfez aos cinco questionamentos. O parlamentou alegou que três deles foram respondidos com indicação ao Portal da Transparência. Para o vereador, a maneira com que o Executivo responde aos pedidos de informação significa um desprezo para com a Casa e seus integrantes.

 

PELA REINCLUSÃO NO MAPA

Uma delegação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul esteve, ontem, em Porto alegre, em busca de apoio político do governo do Estado pela manutenção do Município na Região da Uva e Vinho. A comitiva foi composta pelo presidente do Legislativo, Flavio Cassina/PTB; e os presidentes das comissões de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário, Gustavo Toigo/ PDT; e de Constituição, Justiça e Legislação, Adiló Didomênico/PTB. A reunião foi marcada pelo deputado estadual Neri, o Carteiro/SD. Os parlamentares entregaram ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, ofício argumentando a solicitação. O Legislativo solicita que o secretário interceda junto ao Ministério do Turismo para a reinclusão do Município ao Mapa do Turismo Brasileiro. Irigaray disse que notificará o Executivo para que apresente o termo de compromisso de manutenção. O ofício também foi assinado por autoridades como o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava; e pelos presidentes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Ivanir Gasparin, e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Rudimar Menegotto. O pleito ainda é referendado pela Atuaserra. Uma moção de contrariedade ao ingresso de Caxias na Região das Hortênsias, aprovada na sessão de 9 de julho, também foi anexada ao documento.

 

AGOSTO LILÁS

A vereadora Tatiane Frizzo e o deputado estadual Neri, O Carteiro - ambos do Solidariedade – propuseram, simultaneamente, no Legislativo de Caxias do Sul e na Assembleia Legislativa, projetos de lei que criam a campanha "Agosto Lilás". Em nível local, o protocolo ocorreu nesta quarta-feira (7), no dia em que a Lei Maria da Penha completou 13 anos de promulgação. Conforme Tatiane, a finalidade é estimular que Estado, Município, empresas e organizações da sociedade civil promovam atividades ao longo do mês, visando à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.