Fernando Santos

APARTE

10 de julho de 2019 às 08:40
Foto: Igor Ribas Rossetti, Divulgação

Aprender com o rival

Foi esta a avaliação do vereador Velocino Uez/PDT sobre a intenção do Executivo de Caxias do Sul querer migrar da Região da Uva e Vinho para a das Hortênsias. A declaração ocorreu durante o longo debate, que culminou com a aprovação da moção de contrariedade na sessão desta terça-feira (9). “Talvez [Daniel Guerra] queira aprender um pouco lá com o nosso colega Edson Néspolo, que foi lá e aumentou o turismo em 32%”, provocou.

 

ESPELHAR-SE NO COLEGA

Velocino Uez também elogiou o trabalho realizado pelo novo presidente da Amesne, prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin/PP. “É de invejar as falas dele, das ações que eles estão fazendo. Antes, os turistas passavam em Bento, ficavam um dia. Agora eles têm um projeto, um trabalho para os turistas ficarem seis dias. Sucesso absoluto os nossos vizinhos do lado, Gramado, Nova Petrópolis, Festa da Colônia... E, nós aqui no meio, sem nada para oferecer”.

 

ALINHAVO

Petebistas e progressistas se reuniram na noite da segunda-feira (8). O encontro ocorreu no diretório do PP. Participaram o vereador Adiló Didomenico/PTB e o presidente municipal do partido, Gilberto Meletti. Eles foram recebidos pelo presidente Ricardo Golin. Em debate, a disputa da Prefeitura de Caxias, em 2020. Adiló convidou Golin para participar da montagem do futuro plano de governo dele, já declarado pré-candidato à sucessão de Daniel Guerra, ano que vem. "Ficamos muito gratos com a visita do vereador Adiló e do Gilberto Meletti. Consideramos importante manter o diálogo aberto com as principais lideranças políticas, é importante pensarmos no futuro de Caxias e buscar a parcerias dos municípios da região", afirmou Golin.

 

CLAITON EM BRASÍLIA

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves/PDT, terá audiência, hoje (10), às 16h, com o presidente Jair Bolsonaro/PSL. O objetivo é tratar de novos projetos de desenvolvimento do município e da Serra Gaúcha. Em pauta, a instalação do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS em Farroupilha. O prefeito entregará uma placa de agradecimento ao Presidente da República por ter conferido o título de Capital Nacional do Moscatel à

Farroupilha. Além disso, o convite oficial para que Bolsonaro participe do 9º Festival do Moscatel nos dias 31 de agosto, 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de setembro.

 

APOIO IMPORTANTE

O município de Bento Gonçalves é o mais novo apoiador do projeto da Comissão do Idoso da Câmara de Caxias para a instalação de uma Delegacia Regional Especial de Proteção ao Idoso. A notícia saiu de uma reunião realizada na Prefeitura de Bento entre o presidente do grupo de trabalho, vereador Felipe Gremelmaier/MDB; o prefeito Guilherme Pasin/PP, vice-prefeito Aido Bertuol/PSDB; e a coordenadora do Procon, Karen Idizdro Battaglia. Também participaram da delegação caxiense os vereadores Tatiane Frizzo/SD e Velocino Uez/PDT. Pasin disse que encaminhará, ainda esta semana, documento à Secretaria Estadual de Segurança Pública reforçando pedido para instalação da delegacia.

 

SAI OU NÃO SAI?

A pergunta foi da vereadora Gladis Frizzo/MDB, na tribuna da Câmara, na sessão de ontem (9). Ela cobrou a conclusão das obras no acesso ao Bairro Forqueta, que abrange a construção de uma rótula no sentido Caxias-Farroupilha. Gladis também repercutiu a audiência “Nossas Estradas”, promovida pela Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da Assembleia Gaúcha, no dia 1º de junho, onde o diretor de Operações Rodoviárias do Daer, Walter Moreira Junior, garantiu o repasse da verba para conclusão da obra, iniciada há mais de um ano.