APARTE

08 de julho de 2019 às 08:40
Foto: Vania Espeiorin, Divulgação

Boas práticas que rendem condecoração

A solenidade de posse da nova direção da Famurs também serviu para condecorar os vencedores do 3º Prêmio Boas Práticas, com a entrega da Medalha de Mérito Municipalista. O governador Eduardo Leite e o agora ex-presidente da Famurs, o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin/MDB, foram dois deles. Também foram homenageados os ministros da Cidadania, Osmar Terra/MDB; o chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni/DEM, que não compareceu; o secretário estadual da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli; e o desembargador aposentado Martin Schulze.

 

PRESTÍGIO A PASIN

A realização do Congresso dos Municípios em Bento Gonçalves foi um prestígio político ao prefeito Guilherme Pasin, que assumiu cargo na diretoria da Famurs. Isso porque, tradicionalmente, o evento era realizado no Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Com o evento, Bento ganhou muito. Pode mostrar a todo o Estado a pujança do enoturismo, da rede hoteleira e da gastronomia da cidade, possivelmente, vendendo muito o bem o seu peixe. Já Caxias do Sul continua na contramão dessa história. Fez uma Festa da Uva atrasada, que rendeu mesmo muita crítica e pouco lucro. Não se sabe se o prefeito Daniel Guerra esteve no congresso.

 

DIA DO AFRICANISMO

O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou, na tarde da quinta-feira (4), projeto de lei que visa a instituir o Dia do Africanismo. A proposta tem como objetivo instituir a data oficial pela contribuição na formação do povo brasileiro, marcando presença na história do Brasil, na geografia, no esporte, política, folclore, vocabulário, culinária, religiosidade popular, nas artes e na miscigenação. O parlamentar justifica no projeto que "o intuito de tornar uma data como oficial do Africanismo é para valorizar a história e a cultura africana como fortes elementos na construção da nação brasileira, tão negligenciados no ensino da história do Brasil", discorre o projeto.

 

COMO OS MÉDICOS SÃO PAGOS

Isso é que o vereador Alberto Meneguzzi/PSB quer saber do Executivo. Ele protocolou, na manhã da quinta-feira (4), um pedido de informações à Secretaria Municipal da Saúde sobre procedimentos do Instituto de Gestão e Humanização na contratação e pagamento de médicos, que atendem na UPA Zona Norte. Meneguzzi faz cinco perguntas , sendo uma delas, a base de cálculo para os salários dos médicos. Pede ainda a lista dos profissionais, especialidades e cargas horárias, desde 1º de janeiro deste ano. Além disso, questiona o atendimento de clínicos gerais e pediatras e sobre a organização do Centro de Materiais Esterilizados da UPA Zona Norte.

 

VIDAS QUE IMPORTAM, ATÉ NO FRIO

O frio de cerca de 6ºC da tarde desta sexta-feira (5) não foi páreo para as vereadoras Denise Pessôa/PT, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/SD. Mesmo com a temperatura baixa, elas foram a campo para entregar as cartilhas da campanha “Nossas Vidas Importam”. Na Praça Dante Alighieri, também entregaram os apitos símbolos de alerta para a violência contra a mulher.