Cidades

Via Sacra da Juventude deve reunir mais de 1 mil pessoas

Setor Diocesano de Juventude promove a 15ª edição do evento nesta Sexta-Feira Santa
18 de abril de 2019 às 12:45
Foto: Foto: Maurício Deon, Divulgação, BD

O assessor diocesano de Juventude, padre Marciano Guerra, afirma que a Via Sacra é um momento em que as juventudes expressam o amor por Jesus e pelo caminho que Ele realizou, e o quanto isso faz sentido para as suas vidas. "A participação e a vivência deste momento litúrgico faz com que seja efetivada a importância da fé em suas vidas e também é a forma concreta de mostrar a união dos grupos e movimentos católicos jovens", explica. 

A encenação será às 9h, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões da Festa da Uva, e deve emocionar o público, que acompanha os últimos passos de Jesus, a caminho da cruz, interpretado por jovens de diversos grupos e movimentos da Diocese. Em caso de chuva, o evento será realizado no ginásio de esportes do Seminário Diocesano.

No dia haverá ônibus da Visate saindo às 8h, em frente da Escola Presidente Vargas, no Centro, para facilitar o acesso da população. O acesso se dará pelos portões 1 (principal), preferencialmente, e 6 (descida da Ludovico Cavinatto - portão da Pipa). O estacionamento será gratuito para o evento. 

 

Quinta-Feira Santa terá o Rito de Lava-Pés

 

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida promoverá, de quinta a sábado, celebrações especiais para celebrar a Páscoa. Na Quinta-feira Santa, dia em que a Igreja celebra a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, haverá missa de Lava-Pés às 20h, na capela dedicada à Padroeira do Brasil. Na Sexta-feira Santa, a partir de 14h, ocorre a celebração da Paixão e procissão do Senhor Morto na Catedral Diocesana, no centro de Caxias do Sul.

No Sábado de Aleluia, a programação contempla a Vigília Pascal a partir das 20h. A celebração será realizada na capela do Seminário Nossa Senhora Aparecida e será animada pelo Grupo Louvores, da comunidade Nossa Senhora da Saúde. Na ocasião, será dada a bênção ao fogo novo e à água, que recordam o Batismo e a ressurreição de Jesus.

A Paróquia Santa Catarina de Caxias do Sul marcou para esta quinta, quando é celebrada a última ceia de Jesus, missa às 20h, com o Rito do Lava-Pés, nas igrejas Santa Catarina e Santa Lúcia. São momentos de transladação e adoração ao Santíssimo Sacramento, com a retirada de todas as toalhas dos altares, adentrando no sentimento de agonia do Senhor.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Bairro Cruzeiro, celebra o Rito do Lava-Pés, no início do Tríduo Pascal, com missa às 19h30, na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus. Após haverá adoração ao Santíssimo até às 23h30, a cargo dos serviços e pastorais.

A Paróquia Santa Fé, localizada na Zona Norte, celebra o Rito do Lava-Pés, às 19h, na comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Fé, e na capela de Santo Antônio da 7ª Légua. Às 19h30, a missa será celebrada na igreja São Francisco de Assis, na Vila Maestra, e às 20h30, no bairro Pedancino.