Valorizando o audiovisual

Variedades

04 de agosto de 2015 às 09:41 hr
Texto
-a
+a
A 3ª edição do CineSerra –Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha só começa em outubro, no dia 22. Porém, os interessados em participar do festival poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de agosto. A inscrição é gratuita e online, e deve ser feita até o dia 31 de agosto por meio do blog cineserra.blogspot.com.br.
 
Nessa edição, o festival sofrerá algumas mudanças em relação às duas últimas. De acordo com o diretor artístico Le Daros, a principal delas é a unificação das premiações de ficção e documentário, de curta e média-metragem. “É uma mudança generalizada nos festivais. Porém, os filmes ainda terão prêmios específicos”, explica. 
 
Além de ficção e documentário, também há a categoria de videoclipes, incomum nesse tipo de premiação. “Quem trabalha com música fica feliz com o reconhecimento”, conta. 
 
Segundo Daros, a mostra competitiva de 2015 acontece em dois certamente: regional e estadual. “São 10 prêmio de ficção e documentário, mais a possibilidade de menção honrosa”, afirma. Na categoria de videoclipes serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar. Entretanto,o concurso estadual não será aberto à participação de trabalhos oriundos das cidades que já estão inscritas no regional. 
 
Serão selecionados trabalhos finalizados entre janeiro de 2012 e a data de inscrição no festival. Outra novidade é que cinco cidades participam das exibições (Caxias, Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Gramado). Além disso, cinco escolas caxienses também irão receber exibições. “Sempre foi uma preocupação levar esses trabalhos ao público jovem, que dificilmente tem contato com curtas”, conta Daros. 
 
Durante o festival também serão realizados dois workshops. O primeiro deles será sobre edição e finalização, e o segundo trabalhará direção de produção. 
 
« Voltar