Cidades

Tem início a campanha de vacinação contra gripe

A partir desta quarta (10), a população terá à disposição doses da vacina contra o vírus influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde
10 de abril de 2019

A partir desta quarta (10), a população terá à disposição doses da vacina contra o vírus influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. A novidade deste ano é que, por orientação do Ministério da Saúde, de 10 a 18 de abril serão imunizadas apenas as gestantes e as crianças de seis meses a cinco anos. A partir de 22 de abril, a mobilização será aberta também aos demais grupos.

A mudança se deve à baixa adesão dessa população às campanhas. Nos últimos três anos, a meta de 90% não foi alcançada no país entre esses dois segmentos. Em Caxias do Sul, a cobertura vacinal de ambos alcançou apenas cerca de 50% do projetado em 2018. Outra novidade é que, além da imunização contra a gripe, será feita a atualização do Cartão de Vacinação das crianças e gestantes, com aplicação das doses que estiverem pendentes.

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação terá sequência até 31 de maio em Caxias do Sul. O Dia D será em 4 de maio. Nesta data, um sábado, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h, exclusivamente para vacinação dos grupos prioritários. No restante do período, o atendimento será de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 16h.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, também deverão ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto), professores, povos indígenas, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, população privada de liberdade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A meta é imunizar 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não são considerados os doentes crônicos, os professores e a população prisional). A estimativa da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde é vacinar 126,9 mil pessoas em Caxias.

Números abaixo da meta no ano passado

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, no ano passado, 96.743 doses da vacina foram aplicadas no município durante a campanha. O índice de cobertura entre os grupos prioritários ficou em 76,86%, abaixo da meta de 90% estabelecida. Apenas os idosos superaram este índice, alcançando 92,12%. A menor adesão ocorreu entre as crianças (51,99%) e gestantes (53,06%). Em 2018, nove óbitos por gripe foram contabilizados no município.

Serviço

Vacinação para gestantes e crianças de seis meses a cinco anos: 10 de abril a 31 de maio

O que levar: para as crianças, o Cartão de Vacinas; para mulheres grávidas, Cartão da Gestante

Vacinação para os demais grupos prioritários: 22 de abril a 31 de maio

O que levar: para receber a vacina, os idosos devem apresentar documento que ateste a idade; professores e profissionais da saúde, comprovante da profissão (crachá ou carteira de trabalho). Já os doentes crônicos precisam apresentar receita médica especificando a enfermidade

Locais: Unidades Básicas de Saúde

Horários: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h

Aula inaugural

O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) promove nesta quarta (10), às 19h, a aula inaugural do Curso de Medicina Veterinária com atrações abertas aos acadêmicos e à comunidade. Inspirada no tema Inovação em Ciências Veterinárias, a aula ocorre no Teatro FSG e contará com palestras, exposições e debates. As inscrições podem ser feitas no local, gratuitamente.

Encontro de Neonatologia

De quinta (11) a sábado (13), no Hotel Wish Serrano, em Gramado, ocorre o VI Encontro Internacional de Neonatologia, organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Na edição deste ano, são aguardados cerca de 800 profissionais. A programação completa está disponível em www.encontrodeneonatologia.com.br.

Gastronomia com PANC

A Feira Ecológica de Caxias do Sul é uma das apoiadoras do encontro que abordará os potenciais gastronômicos e agroecológicos das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), em Caxias do Sul, nesta quinta (11). Para conduzir a iniciativa, denominada "PANC e a trivialidade da cozinha na Serra Gaúcha", estarão na cidade os pesquisadores Valdely Kinupp e Irany Arteche. A atividade ocorrerá, pela manhã, no Sítio Caminhos da Floresta, em Forqueta. À tarde, no Laboratório de Nutrição da Faculdade Anhanguera. Inscrições em bit.ly/pancscaxias e mais informações pelo telefone 54. 9 9919.0717.