Cidades

TURISMO: Missão econômica da Serra participa de fórum na Espanha

Grupo serrano conheceu objetivos de empresa espanhola com foco em energia alternativas
02 de maio de 2019 às 11:53
Foto: Arquivo Pessoal

Os integrantes da missão econômica da Serra, que está na Espanha desde o início da semana, participa a partir desta quinta (2), até sexta (5), do 5º Fórum Mundial de Turismo da Organização Mundial do Turismo, que ocorre na cidade de San Sebastián. O tema central do encontro é o “Turismo gastronômico para o desenvolvimento local”. O grupo é formado pelos prefeitos de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna/MDB, e de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti/PSDB; vereador de Caxias do Sul, Gustavo Toigo/PDT; presidente do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, Vicente Perini Filho; e diretor-executivo do Centro Empresarial de Flores da Cunha, Eduardo Sgarioni.

De segunda a quarta, o grupo conheceu a administração municipal de Bilbao, com destaque para o observatório urbano, o projeto Bilbao Econômica e o plano Auzokide 2016-2019, além de fazer visitas a pontos culturais e turísticos e empresas do setor energético. Dentre elas, a Iberdrola. O grupo conheceu o planejamento focado em apoio a empreendedores, energias limpas e renováveis, redes inteligentes e novos modelos de negócios.

A subsidiária do Grupo Neoenergia está presente em 18 estados brasileiros e pretende realizar investimentos de mais de R$ 25 bilhões entre 2018 e 2022. No encontro com os diretores de relações institucionais, Francisco Olarreaga, e de relações internacionais, Célia Roldan Santías, as lideranças salientaram que região está à disposição para parcerias em projetos de instalação de plantas industriais para a produção de energias renováveis, como a fotovoltaica, aproveitando a capacidade industrial das empresas locais. O objetivo maior é encontrar alternativas de diversificação da produção fabril para alavancar economia.