Cidades

TURISMO: Caminhos de Caravaggio terá lançamento sábado

Trajeto proposto tem perto de 200 quilômetros, entre estradas de chão e pavimentadas
03 de maio de 2019 às 12:04
Foto: Adroir Fotógrafo, Divulgação

O Roteiro Caminhos de Caravaggio será lançado oficialmente, neste sábado (4), às 15h, no Auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Estarão presentes lideranças de Farroupilha, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e Caxias do Sul, municípios que integram o roteiro. O projeto também tem o apoio da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul e Nomas Consultoria.

No sábado serão apresentados os materiais gráficos da rota, como o guia oficial do peregrino, folder, passaporte e certificados. Ainda haverá o descerramento da placa símbolo do roteiro. Como ato simbólico de inauguração do Caminhos de Caravaggio, o grupo de corredores "Fugindo da Genoveva", de Caxias do Sul, percorrerá os 200 km do trajeto em 24 horas. Serão 22 atletas, homens e mulheres, que partirão de Canela às 10h desta sexta (3), com previsão de chegada no santuário às 14h de sábado. O secretário de Turismo de Farroupilha, Francis Casali, acompanhado de outras pessoas, já fez caminhadas técnicas no roteiro para apurar necessidades e para que os peregrinos que venham a fazer o trajeto tenham segurança.

O roteiro foi desenvolvido como forma de atrair adeptos do turismo religioso, um dos segmentos que mais cresce no Brasil. No ano passado, segundo o Ministério do Turismo, a venda de pacotes para destinos religiosos atingiu faturamento de R$ 15 bilhões , com expectativa de superar a casa dos R$ 20 bilhões em 2019.

A rota Caminhos de Caravaggio liga os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. O roteiro tem aproximadamente 200 quilômetros que aproximarão as regiões turísticas da Uva e do Vinho e das Hortênsias. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou por outros meios de deslocamento. Os percursos diários sugeridos variam de 15 km a 28 km até a chegada ao destino.