Cidades

TEMPO: Chuvas marcam vésperas do Outono

A chuva ainda deve continuar na Serra Gaúcha nesta terça-feira, às vésperas do início do Outono (quinta-feira, dia 21). O boletim meteorológico emitido pela
19 de março de 2019

A chuva ainda deve continuar na Serra Gaúcha nesta terça-feira, às vésperas do início do Outono (quinta-feira, dia 21). O boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) destaca que a semana começa com tempo bastante instável com a atuação de sistemas de baixa pressão.

Nesta segunda-feira, a chuva atingiu todo o estado em forma de pancadas - com variações regionais. A Serra Gaúcha, por exemplo, teve ventos mais fortes em alguns momentos.

Na terça-feira (19), a frente fria se afasta rapidamente devido ao avanço de uma massa de ar seco empurrada pelos ventos do quadrante sul. Com isso, o sol volta a predominar e as temperaturas diminuem. A chuva persiste somente no leste por conta dos ventos úmidos que sopram do mar, mas ainda assim, são pancadas rápidas, isoladas e sem grande intensidade. Os ventos no litoral são moderados com rajadas que podem passar dos 50km/h.

Na quarta-feira (20), ainda haverá nebulosidade e chance de chuva fraca e isolada no leste. Na maior parte do estado o tempo será firme e frio no início e no final do dia, gerando uma grande amplitude térmica, típica de outono, que começa oficialmente na quinta-feira.

Em relação ao outono, os dias chuvosos devem persistir na Região Sul, de acordo com o site Climatempo. Se nas demais regiões, em especial no Sudeste e Centro-Oeste, há o risco de redução da frequência e do volume médio de chuva, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná continuarão com tempo mais úmido, com o frio chegando já no mês de abril.