Cidades

Seminário Aparecida completa 80 anos de atuação em Caxias

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida completa 80 anos de inauguração nesta terça (19). São oito décadas de serviço e evangelização
19 de março de 2019

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida completa 80 anos de inauguração nesta terça (19). São oito décadas de serviço e evangelização na Igreja Católica presente em Caxias do Sul, na Serra e também em todo o Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (18), foi celebrada missa festiva na capela dedicada à Padroeira do Brasil, com a presença do bispo diocesano, dom Alessandro Ruffinoni, do bispo emérito, dom Paulo Moretto; e mais de 30 padres do clero local.

Em sua reflexão, dom Alessandro falou sobre a importância do Seminário Aparecida para Caxias do Sul e região. Segundo ele, a decisão de não utilizar mais o espaço para abrigar jovens na formação presbiteral foi dolorosa, mas já mostra seus frutos. "Queremos que esse espaço seja de acolhida aos padres, leigos, jovens. É um espaço nosso, é da Igreja. Serviu para a formação de muitos padres e cidadãos e vai continuar como referência para a animação vocacional e também para a comunidade", salientou.

Ao final da missa, que teve a presença de leigos e voluntários que atuam na Casa, os padres Joni Bonato e Marciano Guerra apresentaram o novo logotipo do Seminário. A marca valoriza a arquitetura do prédio e destaca a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida no topo da construção. O encontro encerrou com o almoço de confraternização, servido no refeitório da instituição.

Nova configuração

Inaugurado em 19 de março de 1939, pelo então bispo de Caxias do Sul, dom José Baréa, o Seminário Aparecida já formou 203 padres e mais de 1,7 mil alunos. A partir deste ano, espaço conta com uma nova configuração, sem a presença de jovens estudantes.

Agora, a instituição aposta em quatro linhas de ação para promover a ocupação e o uso de todo o complexo, que conta com capela, biblioteca com acervo de mais de 25 mil volumes, teatro e ginásio de esportes. Além da locação dos espaços para eventos corporativos, jantares, almoços e formaturas, o Seminário Aparecida também passa a ser a sede do Serviço de Animação Vocacional e servirá como espaço de encontros e retiros dos grupos e movimentos de evangelização da Igreja de Caxias do Sul. As paróquias, comunidades, grupos, empresas e organizações podem realizar contato para locar espaços e agendar atividades pelo fone (54) 3211-2750 ou pelo e-mail sem.aparecida@diocesedecaxias.org.br.