Polícia

SEGURANÇA: Grupo de trabalho indica 23 prioridades

29 de maio de 2019 às 12:39

O encontro de entidades e órgãos de segurança, realizado na segunda (27), resultou na apresentação de 23 sugestões de prioridades para Caxias do Sul. O objetivo do grupo, que se reuniu na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, é construir um planejamento estratégico das ações.

O encontro organizado pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores foi o pontapé inicial de um projeto de definição de prioridades no combate e diminuição da criminalidade na cidade, que será apresentado ao governo Eduardo Leite e à classe empresarial. A intenção da frente parlamentar, liderada pela vereadora Paula Ioris/PSDB, é aproveitar a nova legislação estadual de compensação tributária (lei 15.224/2018 – Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública - PISEG), revertendo 5% de ICMS para um conjunto de ações que represente um avanço no município, com reflexos em toda a região. “Infelizmente, o PISEG não resolve a principal mazela de todos, que é efetivo. Então, estamos tendo que ser criativos e inteligentes nas estratégias, pensando também em aproveitar melhor os poucos recursos humanos que se tem”, salientou a vereadora.

Os envolvidos têm até sexta-feira (31) para incluir novas proposições e defender, por escrito, suas sugestões, uma vez que todos serão responsáveis pela avaliação. Na segunda-feira (3) será enviado um e-mail com as instruções para as entidades pontuarem cada proposta, dentro do prazo estabelecido. A expectativa da comissão é de que o próximo encontro ocorra em 13 de junho, quando será conhecido o ranking das ações prioritárias e, a partir disso, elencados os responsáveis dos projetos, que ficarão encarregados do detalhamento e orçamento.