Cidades

Prefeitura marca novo mutirão para consultas

O mutirão de consultas especializadas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) chega à terceira edição. A ação ocorrerá no
22 de março de 2019

O mutirão de consultas especializadas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) chega à terceira edição. A ação ocorrerá no dia 31 de março, domingo de passe livre no transporte coletivo urbano. Desta vez, serão ofertados 766 atendimentos em nove especialidades diferentes. Os usuários serão atendidos no Centro de Especialidades em Saúde (CES), das 8h às 17h. 

Nicole Golin, diretora de Especialidades da SMS, informa que todas as consultas já foram marcadas. "No dia 9 de março fizemos um mutirão para agendamentos. Entre os dias 25 e 27, a equipe de trabalho deve novamente entrar em contato com os usuários para confirmar a presença de cada um. Nosso objetivo é evitar as faltas”, esclarece. Segundo dados da secretaria, nos dois mutirões anteriores foram atendidos perto de 1 mil usuários.

O Serviço Municipal de Infectologia participará do mutirão, realizando testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C. Para fazer esses exames, não é necessário agendar, basta ir até o CES. A Farmácia Básica também estará aberta, possibilitando que os usuários retirem os medicamentos prescritos logo após a consulta médica. 

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cidadania, pela primeira vez, integra-se ao mutirão. O serviço assiste adultos com transtorno mental grave e persistente. Os atendimentos estão sendo pré-agendados pela equipe de trabalho do Caps. "No dia 31 vamos conhecer esses pacientes, saber quais suas necessidades e dar o encaminhamento para cada caso", explica Elizabete Bertele, diretora da Rede de Atenção Psicossocial.

 

Consultas médicas ofertadas

 

Cardiologia: 180

Dermatologia: 80

Endocrinologia: 32

Neurologia: 72

Ortopedia: 40

Psiquiatria: 24

Hematologia: 20

Total: 448

 

Outros atendimentos

 

Fonoaudiologia: 48

Psicologia: 270

Total: 318