Cidades

Pré-romarias movimentam Caravaggio

Neste final de semana, foi a vez de cavalarianos e jipeiros buscarem as benções no Santuário
13 de maio de 2019 às 12:50
Foto: BD

Antecedendo a 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, marcada para os dias 25 e 26 deste mês, em Farroupilha, milhares de fiéis já estão se deslocando ao Santuário por meio das pré-romarias iniciadas ainda em abril. Neste sábado (11), foi realizada a 26ª Cavalgada da Fé. “A romaria dos cavalarianos começou na quinta-feira (9) com a 1ª Cavalgada da Integração Nossa Senhora de Caravaggio, quando os devotos saíram do Santuário de Canela”, ressaltou Leandro Ávila, assessor de comunicação do Santuário de Farroupilha. Também no sábado, houve a 12ª Romaria dos Jipeiros.

Para o próximo final de semana, antecedendo a romaria, está programada a 10ª Caminhada e Corrida da Fé de Caravaggio, com saída às 7h do Posto SIM, na RS-122, próximo ao Iguatemi, e chegada ao Santuário às 10h30. No mesmo dia, com saída às 14h do Campus 8 da UCS, ocorrerá a 41ª Romaria dos Motociclistas. E, no sábado (25), com saída do início da Avenida Dom José Barea, às 10h, será realizada a 6ª Romaria da Juventude.

O primeiro grupo a realizar procissão até o Santuário foi o dos caminhoneiros, com a 13ª romaria da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Farroupilha. Além desta, já houve as pré-romarias dos motor-home, dos carros antigos, das crianças, dos ciclistas, e do Exército Brasileiro, representado pelo 6° Batalhão de Comunicações, 3° Grupo de Artilharia Antiaérea e 8ª Companhia de Comunicações.

Mais encontro, menos isolamento

Nesse ano, o lema da 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio recorda um desejo do Papa Francisco: o de vencer a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença por meio de uma cultura do encontro. “O lema Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro, vem como um antídoto para enfrentarmos o tempo em que vivemos, cada vez mais rodeado por egoísmo e isolamento. O que se propõe é que as pessoas se busquem mais, que estejam mais abertas às necessidades do seu semelhante”, salientou Leandro Ávila.

O Santuário de Farroupilha já está pronto para acolher milhares de peregrinos.  De acordo com Ávila, no mês de maio, as manifestações de devoção e respeito à Nossa Senhora de Caravaggio ganham força em razão do dia votivo, celebrado no dia 26. “Ao longo do mês, cerca de 3 mil pessoas devem desembarcar só de caravanas para participar de missas e celebrações dedicadas à Mãe de Caravaggio, vindos de diversas cidades da região”, ressaltou.

Já para a 140ª Romaria a expectativa é que o público se mantenha semelhante ao das últimas edições, em torno de 140 mil pessoas nos dois dias de festa - em caso de boas condições climáticas. “Não somente para este período mas, cotidianamente, nosso desejo e trabalho é para que as pessoas que visitam o Santuário, além de encontrarem a paz, sejam semeadores de harmonia. Esse é o caminho para superarmos todas as formas de indiferença e promovermos a cultura do encontro”, frisou.  Ao longo do último ano, a estimativa é que quase 2 milhões de pessoas tenham visitado o complexo.

Canela dá início à novena

Como tradicionalmente ocorre, a novena em preparação à Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, é celebrada nos dias que antecedem o evento. Neste ano teve início no sábado (11). Sacerdotes, alguns de fora da cidade, bem como bispos, foram convidados para celebrar em cada noite, com temas relacionados a Maria, Mãe de Jesus. No primeiro dia de novena foi inaugurado o piso da cripta da Igreja em construção, que foi viabilizado com doações da comunidade. Obra que teve início em 2013 e já está bem adiantada.

No domingo, Dia das Mães, ocorreu a primeira romaria do evento. Trata-se da Procissão Luminosa, reunindo os fiéis no Monumento da Prece, no Santuário, seguindo até a cripta. Seguindo a imagem de Nossa Senhora os presentes iluminam o caminho com velas e lanternas, trazendo um ar intimista, levando à reflexão e oração. Também, foi realizada a romaria Motorizada e de Motociclistas. Frotas de empresas, automóveis particulares, caminhões, e centenas de motociclistas buscaram as bênçãos da Santa Milagrosa neste dia.

No dia 25 de maio ocorrerá a Romaria dos Jovens e a Jornada Diocesana da Juventude. Com um dia dedicado a eles, jovens da maioria das paróquias da Diocese de Novo Hamburgo participam do evento. No dia mais esperado do evento, 26 de maio, será a vez da Romaria a Pé, a maior do evento. Milhares de devotos homenageiam a Mãe Maria com a caminhada de 7km, da Catedral de Pedra até o Santuário. Para recepcionar os devotos, antes da Missa Campal, os organizadores estão programando surpresas. As romarias dos Jovens e a Pé saem da Igreja Matriz às 8h em direção ao Santuário. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas neste mês, no Santuário.