Política

Lançada a pedra fundamental da unidade da UFRGS em Farroupilha

Instalação do escritório de inovação deve ser concluída em 30 meses
28 de maio de 2019 às 12:36
Foto: Divulgação

A instalação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na região da Serra deu um passo à frente, na manhã desta segunda-feira (27). Em Farroupilha, ocorreu a assinatura do protocolo para instalação do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS no município.

O ato contou com as participações do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves/PDT; do reitor Rui Vicente Oppermann; da deputada estadual e primeira-dama do Município, Fran Somensi/PRB; e do vice-presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, o prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, entre outras autoridades. O evento ocorreu em frente ao terreno destinado pela Prefeitura ao projeto, no bairro Cinquentenário.

Conforme Claiton Gonçalves, a assinatura do protocolo é o resultado de uma série de articulações para que a instituição viesse a se instalar na região. “A Serra se mobiliza há décadas para a implantação de uma Universidade Federal e, mais recentemente, para um campus da UFRGS na região. Em 2017, assinamos um protocolo de cooperação para a conjugação de esforços e, agora, dois anos depois, comemoramos essa grande conquista”, ressaltou.

O Parque Zenit é considerado como um expoente dos conhecimentos gerados na UFRGS. A unidade terá três prédios, onde serão concentradas as ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. O início da operação ainda não tem previsão, pois o projeto está dividido em duas fases. A primeira delas é a definição dos serviços e, a segunda, a conclusão da estrutura física, que deverá terminar em 30 meses.