Cidades

Gripe Influenza já vitimou 99 brasileiros nesse ano

13 de maio de 2019 às 12:24
Foto: Andressa Boeira, Divulgação

Até 27 de abril, pelo menos 535 pessoas foram hospitalizadas este ano no Brasil por síndrome respiratória aguda grave causada por influenza e 99 morreram em decorrência do quadro. De acordo com o Ministério da Saúde, do total de óbitos, 90% ocorreram em pessoas que já apresentavam fatores de risco para a gripe, como idosos, pacientes com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas. Das vítimas fatais, uma é do Rio Grande do Sul.

O novo boletim epidemiológico revela que o vírus H1N1 é predominante no país, até o momento, e responsável pela maior parte das mortes por influenza – sozinho, ele responde por 254 casos e 89 óbitos. Ainda de acordo com o levantamento, nos primeiros meses de 2019, a circulação de vírus do tipo influenza se deu com maior intensidade e de forma localizada no Amazonas, que registrou 139 casos e 35 óbitos.

Em Caxias do Sul, segunda a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, já foram distribuídas 79,4 mil doses da vacina, com índice de cobertura de 63% do público-alvo. A maior taxa de adesão está entre os professores, com 92%, superando a meta de 90%. Em seguida, estão os idosos com 75% e os trabalhadores da área da saúde com 69%.

A mobilização segue até 31 de maio. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A estimativa da Vigilância Epidemiológica é imunizar 126,9 mil pessoas no município até o final da campanha.





Publicidade